Opção de Denarium por Venezuela pode jogá-lo contra Bolsonaro.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h45

Denarium e empresários locais reunidos com auxiliares de Maduro. Foto | SecomRR

Jair Bolsonaro certamente já foi informado das incursões de Antônio Denarium ao terreno minado do caudilho venezuelano Nicolás Maduro. Presidente e governador são do mesmo Partido, o PSL, foram parceiros na campanha vitoriosa de ambos, mas certamente haverá antagonismo nas escolhas em relação ao regime adotado do lado de lá da fronteira.

Enquanto Denarium tem buscado proximidade com autoridades do Governo de Maduro, inclusive se deixando fotografar ingenuamente com extremistas do grupo Tupamaro (alcunhado de coletivo), Bolsonaro, por outro lado, cuida de preparar medidas extremas contra a Venezuela.

Foi anunciado ontem em Brasília, por exemplo, que o governo brasileiro trabalha na elaboração de um decreto ou projeto de lei que tornará automática a aplicação de sanções, como o bloqueio de bens de pessoas físicas e empresas que mantêm relações com o regime do vizinho sul-americano.

Embora tente justificar que sua relação com a Venezuela seja de cunho estritamente institucional, Denarium não tem sido hábil na elocução. Não tem convencido do real sentido de suas tratativas. Mesmo que Roraima seja dependente da energia venezuelana e exista um comércio pujante na fronteira, inclusive com balança comercial favorável a Roraima, negociar com o povo de Maduro não será um bom negócio para Denarium.

E a aparição do governador com radicais do grupo de milicianos Tupamaro infamou a imagem de Denarium. Aliás o roraimense que não tinha ainda ciência da existência desse grupo extremista, agora sabe do que se trata.

E para piorar a situação o grupo Tupamaro publicou o seguinte e sua página oficial no Twitter (Tw Oficial Tupamaro Venezuela@TupamaroMRT): “Um marco do Internacionalismo Proletário, o Movimento Revolucionário Tupamaro, estreita laços de fraternidade com o governador do Estado de Roraima de #Brasil, Antônio Denarium, como símbolo de amizade dos povos latino-americanos unidos”. E finaliza o post com as assinaturas oficiais: #MRTConLaPazYLaVerdad@NicolasMaduro.

Censo Previdenciário na PMBV

Teresa anunciou ontem o censo previdência na Prefeitura.

A prefeita Teresa Surita (MDB) lançou ontem o Censo Previdenciário 2019, com objetivo de formar um banco de dados mais consistente e com qualidade nas informações relacionadas ao funcionalismo público municipal.

A coleta dos dados começa no dia 18 deste mês com término previsto no dia 3 de maio, atingindo todos os servidores – efetivos, comissionados, suplementares, inativos, pensionistas e seus dependentes, da administração direta, indireta e dos servidores efetivos do Legislativo.

Teresa destacou que o censo será uma importante ferramenta para o planejamento financeiro. Atualmente, a prefeitura possui aproximadamente 10 mil servidores.

“Nós avançamos muito nas questões relacionadas à previdência de 2013 para cá, em termos de recursos e organização. Mas o censo nunca aconteceu. E agora teremos informações atualizadas em um banco de dados. Realmente é algo muito concreto que vai abranger todos os funcionários da Prefeitura de Boa Vista e da Câmara Municipal”, enfatizou.

AGENDAMENTO – Os servidores devem fazer o agendamento por meio do link disponível do site da prefeitura www.boavista.rr.gov.br, onde poderão ainda obter informações sobre a documentação necessária, podendo o servidor também ter acesso às cartilhas entregues em cada secretaria municipal. Basta procurar o setor RH da sua secretaria.

O mesmo do mesmo

Denarium na TV: o mesmo discurso enfadonho. Foto | reproduçãoTVRR

Desde que assumiu o comando da gestão estadual, já em dezembro com o ato de intervenção federal – onde foi nomeado interventor – Antônio Denarium parece disco de vinil arranhado.

Sempre que se pronuncia em eventos públicos e sobretudo nas entrevistas, o governador de Roraima tem sido repetitivo a exaustão. Fala as mesmas coisas, algo cíclico que já incomoda o cidadão.

Ontem, por exemplo, ganhou espaço generoso (ao vivo) na TV Roraima e nada disse de novo. Tudo o que já falou nesses 86 dias de Governo (não são 60), Denarium reproduz o que já foi dito.

Outra coisa, Denarium precisa informar com mais precisão a origem da dívida de R$ 6 bilhões que ele tanto proclama, seus elementos de despesas, de onde vem esse montante astronômico e que são os responsáveis.

Mas tem que mostrar em números, detalhados. Não basta afirmar sua existência se a população não sabe do que se trata.

O circo armado

Telmário que impichar Denarium por conta dessa foto. Foto | Twitter Tupamaro

Vamos ver que bicho vai dar essa história do Telmário Mota que prometeu protocolar hoje pedido de Impeachment do governador Antônio Denarium.

Pelo menos pelos lados da Assembleia, onde o documento será entregue, o assunto foi tratado ontem com desdém.

Mas se o fato terá relevo ou não, não importa. Telmário quer circo e o pessoal do Denarium cuidou de montar um picadeiro bonitinho para o senador boquirroto.

Apagão lá e aqui

Apagão deixou Boa Vista na escuridão por volta de 20h30

Veículos de imprensa venezuelanos e usuários de redes sociais relataram falta de energia em diferentes partes da Venezuela na tarde de ontem (7).

O site do jornal “El Nacional” afirma que pelo menos 21 bairros da capital Caracas e 8 estados do país foram afetados. No Twitter, a empresa estatal de energia Corpoelec afirma que ocorreu uma sabotagem na usina hidrelétrica de Guri, situada no leste do país.

Os blecautes atingiram Roraima e Boa Vista foi afetada em pelo menos 4 vezes nas últimas 24 horas. O último apagão, por volta de 00h15, demorou mais de 30 minutos.

Volta às aulas sem merenda

Itens da merenda chegaram somente ontem nas escolas. Foto | Secom RR

A Secretaria de Educação do Estado deu início ontem (mesmo que atrasado) o ano letivo na rede pública. Só que há problemas sérios a serem sanados.

Por exemplo: nenhuma das 58 escolas da capital ontem as aulas tiveram início havia merenda, por isso os alunos foram liberados mais cedo.

E além da falta de merenda, outro problema nas escolas é a ausência de pessoas que cuidam da limpeza das unidades. O efetivo está defasado devido greve que reivindica salários atrasados desde a gestão da governadora Suely Campos (PP), em 2018.

Mas o Governo informou que as escolas da capital começaram a ser abastecidas com os itens para o preparo da merenda escolar.  A entrega começou ontem e será finalizada nesta sextae todas as escolas 58 escolas serão contempladas.

Linhão de Tucurui em debate

O linhão de tucuruí será debatido em audiência em Manaus.

Uma comitiva de deputado estaduais de Roraima se deslocará até Manaus onde participará de debates em torno da construção do Linhão de Tucuruí.

O grupo – composto de 10 deputados – encontrará deputados e autoridades da Amazônia, em audiência pública que será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus.

A viagem está marcada para acontecer entre os dias 9 e 12 deste mês.

Estacionamento não é garagem

Veículos do transporte escolar tomam estacionamento no centro.

As autoridades do trânsito – estadual e municipal – não podem ser condescendentes com esses abusos cometidos pelos empresários do transporte escolar.

Quase todos os espaços destinados ao estacionamento público na Praça do Centro Cívico – bem em frente ás sedes do Executivo e do Legislativo – estão ocupados por veículos do transporte escolar.

Os caras precisam entender que aquele espaço é de usufruto do povo, pertence ao cidadão e não pode ser ocupado como garagem.

A população até entende a situação pela qual passam as empresas, mas o direito coletivo não pode ser usurpado.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: