Por R$ 47 milhões, Governo de Denarium aditiva contratos de 2014 de três empresas terceirizadas.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h09

Os contratos foram assinado pela secretária Leila SoaresFoto | Secom RR

O Governo do Estado resolveu abrir as portas do cofre, embora mantenha a cantilena costumeira de que o dinheiro é curto, portanto, quase nada tem sido pago em dia.

De uma canetada só a secretária de Educação, Leila Soares de Souza Perussolo, aditivou (ou seja, acresceu valores à processos já existentes) e recontratou três empresas terceirizadas para serviços de limpeza, manutenção predial e conservação das escolas estaduais.

As empresas favorecidas – Gilce O. Pinho, Haiplan Construções e Comércio e Lidan Serviços de Locação de mão-de-obra temporária – as mesmas que não recebem nada há 9 meses – pelo período de 1 deste mês a 31 de dezembro deste mês, no valor total de mês a 31 de dezembro, no valor total de R$ 47.145.319,00, conforme consta no Diário Oficial Edição Nº. 3432, do último dia 11 deste mês.

Os contratos aditivados são de 2014, período em que Roraima foi governado por Anchieta Junior (já morto) e Chico Rodrigues, hoje senador.  Normalmente, como se trata de nova gestão, esse tipo de prestação de serviço se daria pela via da licitação direta e aberta ou por adesão à alguma ata de preço, comumente feito hoje no serviço público.

Mas o Governo preferiu aditar os contratos já existentes, talvez pelas circunstâncias atuais em que não se pode mais esperar por um processo licitatório demorado em função das péssimas condições físicas e estruturais das escolas públicas estaduais.

MINHA OPINIÃO | ‘Assassinando’ o vernáculo.

O sujeito que faz uso da Tribuna de um parlamento – seja ele qual for – tem que ter noções básicas do português, conhecer um pouquinho da nossa gramática, saber pronunciar as palavras na forma correta, procurar colocar o verbo no tempo certo e saber também diferenciar o singular do plural.

Mas o que se testemunhamos em todos os dias de sessões, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara de Vereadores, são verdadeiros festivais de horrores. É impressionante o crime cometido por deputados e vereadores contra nossa língua portuguesa. Parece absurdo ter que escrever sobre isso aqui, mas os caras estão ‘assassinando’ literalmente o vernáculo.

Não entendem nada de sociolinguística, muito menos do vocábulo culto-padrão que deveriam empregar em suas falas. Coisa mais triste é a ignorância! E falando nisso, cito aquele velho ditado: “errar é humano, mas persistir no erro é tolice”. Porque os erros são sucessivos a cada pronunciamento feito, a cada entrevista e nenhum deles se preocupa em aprender português.

Ser alfabetizado deveria ser condição sine qua non para quem almeja uma investidura em cargo eletivo. “Você é alfabetizado, Então prove!”. Deveria ser este o questionamento no ato de juramento de posse.

Porque não basta saber ler, tem que saber escrever e se pronunciar de forma correta. Não é mais suportável ter que ouvir todos os dias a ladainha do tipo, ‘estou aqui neste ‘prenário’ para falar de uma ‘audiênça’ na ‘assembréia’ do Amazonas com ‘vossa execelença’. Não há tímpano que aguente. Chega a ser um caso de saúde ‘púbrica’ ou de ‘puliça’.

Que falta faz o Mobral. Lembram do Movimento Brasileiro de Alfabetização? Pois é, deveria ser reeditado aquele programa. Abriria as portas do saber para esses ignorantes do nosso velho e surrado português.

Casal unido, permanece unido

Pronto: Yonny e Wallace estão juntos novamente em casa.

A justiça local tem sido implacavelmente condescendente suave com a deputada Yonny Pedroso: ganhou prisão domiciliar, pôde tomar posse na Assembleia, direito de viajar para fora do estado e tudo mais.

Agora os benefícios foram para o empresário José Wallace Barbosa da Silva, esposo de Yonny, preso juntamente com ela na Operação Zaragata, da polícia Federal, por gatunarem um punhado de milhões de reais em contratos obscuros do transporte escolar.

Wallace já está em casa, beneficiado por um Habeas Corpus da Justiça Federal e irá esperar pelo julgamento em liberdade. E mais, ao contrário da esposa, sem a necessidade de carregar grudada na canela um tornozeleira eletrônica.

Haroldo na Comissão de Educação

Haroldo foi indicado pelo PSD para a Comissão de Educação.

O deputado federal Haroldo Cathedral foi indicado pelo Partido Social Democrático (PSD) como membro titular da Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados Federal.

Na sessão de instalação realizada ontem o parlamentar ressaltou seu compromisso de atuar com muita responsabilidade nos assuntos relacionados ao fortalecimento e melhoria do sistema educacional brasileiro.

Haroldo Cathedral tem uma longa trajetória na educação no Estado de Roraima. “É uma honra chegar ao parlamento federal e já compor esta importante Comissão. Como professor e empresário sempre busquei melhorias na área e hoje tenho a oportunidade de contribuir ainda mais como deputado federal”, disse.

Vai integrar também a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, como titular e a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, na condição de suplente.

Jucá continua em evidência

Mesmo sem mandato Jucá está em evidência.

Os inimigos estrebucham a cada aparição do ex-senador Romero Jucá na imprensa. Sem mandato, Jucá continua atraindo a atenção dos grandes veículos de comunicação do país.

Ontem, por exemplo, ganhou entrevista de página inteira no maior jornal do país, a Folha de S. Paulo. Jucá, que presidente o mais proeminente partido político do Brasil, o MDB, fez um raio-x da administração de Jair Bolsonaro.

E pelo que cuidou de retratar no período paulista, certamente será consultado para outros palpites sobre a política nacional.

TCE: sabatina na segunda

A Comissão do TCE reunida, definiu data da sabatina. Foto | SupCom ALE

A Comissão Especial Externa criada na Assembleia Legislativa para conduzir o processo de preenchimento da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima marcou para a próxima segunda-feira (18), a partir das 10h, a sabatina dos 11 candidatos.

Na reunião houve o comunicado da retirada da candidatura do deputado Jorge Everton (MDB).

Participarão da avaliação: Francisco Lima Batista, Kildo Pereira de Melo Neto, Francisco José Brito Bezerra, Walker de Oliveira Thomé, João de Carvalho, José Lurene Nunes Avelino Júnior, Maria Dantas Nóbrega, Mário Souza da Rocha, Maria Eliane Marques de Oliveira, Sebastião Ernesto Santos dos Anjos e Gladys Matilde Bueno Brasil.

Após a sabatina, o Poder Legislativo dará publicidade aos nomes dos aprovados em edital. Cinco dias após esta publicação, os parlamentares apreciarão e votarão nos candidatos em sessão plenária.

Aquele que obtiver o maior número de votos será escolhido para ocupar o cargo no TCE. A vaga a ser preenchida pelo novo conselheiro pertencia a Essen Pinheiro, falecido em janeiro de 2018.

Brito: uma postura nobre

Brito disse que não vai fazer campanha para ser conselheiro.

O deputado Brito Bezerra (PP) é, certamente, o favorito entre os concorrentes ao preenchimento da vaga de conselheiro do TCE. Já houve inclusive votos declarados no Plenário para sua eleição.

Mas ontem, num gesto ilustre, inesperado até, Brito contemplou a todos com discurso onde pregou igualdade para todos e que mesmo na condição de deputado estadual não se ocuparia em fazer campanha entre colegas para que seja ele o escolhido.

“Eu não vou me beneficiar pelo fato de ter aqui colegas que eventualmente votam em mim e que podem potencializar minha candidatura. Não, o processo é democrático e todos os nomes disputa devem concorrer em igualdade de condição”, disse Brito.

Grupo de Reengenharia

Denarium nomeou Disney para comandar o grupo da reengenharia.

O governo de Denarium está inventando moda: criou o Grupo Executivo de Reengenharia Administrativa, delegando aos seus integrantes a responsabilidade de propor o projeto de reforma administrativa no Estado.

Para comandar o grupo, Denarium indicou o amigo e chefe da Casa Civil, Disney Mesquita, que terá a missão de elaborar a proposta da nova estrutura organizacional das Secretarias de Estado, “visando economia, eficiência e eficácia da máquina pública estadual”, diz o decreto assinado pelo governador.

Todas as propostas coletadas na estrutura de Governo serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). Com essas medidas, o governo espera aperfeiçoar os gastos e equilibrar a economia do Estado.

PRESÍDIOS: Volta às origens

O Governo assumiu novamente a segurança na Penitenciária Agrícola.

Os presídios de Roraima voltaram ao comando do Governo de Roraima. O decreto de intervenção federal acabou no último dia 28 de fevereiro.

A intervenção no sistema prisional de Roraima começou em novembro do ano passado quando a situação dos presídios estava à beira de um colapso.

Na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo é onde residia o maior foco de problemas, mas a situação atual é de tranquilidade, segundo informou André Fernandes, secretário de Justiça e Cidadania.

GRIPE DO PORCO: O 1º caso em RR

Neto aleou o Governo para o perigo de uma epidemia. Foto | SupCom ALE

Conhecida como a gripe suína, o vírus H1N1 começa a se instalar em Roraima, com o primeiro caso confirmado.

Preocupado com um eventual surto da doença no Estado  –  e até já tendo se pronunciado sobre isso – o deputado Neto Loureiro (PMB) voltou a defender ontem na Tribuna da Assembleia a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe.

O parlamentar protocolou uma indicação ao governo do Estado na semana passada solicitando a medida, diante da possibilidade de surto em Roraima.

Neto disse que a confirmação do primeiro caso da gripe em Roraima reforça sua preocupação com a vacina. “No estado do Amazonas, o número de mortes pelo vírus Influenza A (H1N1) chegou a 24. Peço mais uma vez que o Estado antecipe a campanha, para que a população possa se prevenir, pois o inverno está se aproximando”, disse Neto.

Mais obras na Ataíde Teive | A avenida General Ataíde Teive passa por um dos maiores centros comerciais de Boa Vista. E como forma de valorizar ainda mais a região, melhorar a mobilidade urbana e impulsionar o comércio, a Prefeitura de Boa Vista está construindo um calçadão para o trânsito seguro de pedestres e áreas exclusivas para estacionamento, beneficiando centenas de comerciantes, clientes e motoristas que trafegam pelo local. Ao todo, estão sendo construídos 7.318 m² de calçadas com acessibilidade e áreas de estacionamentos do lado direito da via. Foi contemplado o trecho que vai da avenida Nossa Senhora de Nazaré até a São Sebastião, abrangendo oito quadras. As obras estão com 50% concluídas, pois duas quadras já foram liberadas, e mais duas estão em execução e em fase de acabamento. Entre os anos de 2017 e 2018, um grande trecho da via foi recapeada e ampliada, através do Programa de Recuperação de Ruas e Avenidas e agora está sendo readequada para melhorar a mobilidade urbana, tanto de pedestres, quanto dos motoristas, permitindo também a circulação segura de idosos, cadeirantes, mães com crianças e carrinhos de bebê.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: