Ottaci solicita ao Ministério da Agricultura reforço nas ações de combate à mosca-da-carambola em RR.

Compartilhe nosso conteúdo!
OTACCI: Ação contra a mosca da carambola.

Em Brasília, o deputado federal Ottaci Nascimento (SD) se reuniu com o Secretário Nacional de Defesa Agropecuária (DPA), José Guilherme Tollstadius Leal, para pedir maior atenção às ações sanitárias para evitar a disseminação da mosca-da-carambola nos municípios do Estado e evitar que barreiras sejam fechadas.

‘’O meu pedido ao secretário foi para intensificar a parceria com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima, a ADERR, e evitar o fechamento das barreiras o que, neste momento, pode gerar um impacto muito maior e danoso à nossa economia”, disse Ottaci.

A praga afeta três estados da região Norte: Roraima, Amapá e Pará. Para Ottaci Nascimento, que é titular da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA), é de extrema necessidade o Governo Federal manter os investimentos nos três estados e, principalmente em Roraima, que possui condições climáticas favoráveis para produção de frutas e, consequentemente, aumentar as exportações.

Manter a praga controlada onde ela foi detectada é garantir regiões livres da mosca-da-carambola e aptas para a exportação de frutas para o Amazonas e outras regiões do país. Esse controle só é possível com o trabalho de fiscalização desenvolvido nas barreiras fitossanitárias. É importante para a economia de Roraima e para os grandes, médios e pequenos produtores a manutenção desse ambiente propício para produção e exportação’’, explicou o deputado.

MOSCA-DA-CARAMBOLA: A praga causa danos e prejuízos às produções de goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga e outros frutos. As barreiras fitossanitárias estão instaladas nas regiões agrícolas do Murupu e Passarão (Boa Vista), Bonfim, Vila Recrear (Alto Alegre), Jundiá (Rorainópolis), no Aeroporto e Rodoviária Internacionais de Boa Vista. A fiscalização atua para evitar a saída dos frutos hospedeiros de áreas onde ocorre a praga para as regiões onde não há registros da mosca. 

Com informações | Assessoria Parlamentar

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts