13/05/2021 às 09h39min - Atualizada em 13/05/2021 às 09h39min

Crescer rápido é um dos maiores desafios das startups, principalmente as ligadas ao B2C.

O ganho de escala e os desafios para os empreendedores digitais

Ricardo Zunirts

Ricardo Zunirts

Tecnologia - TI

Recentemente estava em São Paulo, me locomovendo pelas ruas desta metrópole dentro de um carro conduzido por um motorista de aplicativo. E nesse curto trajeto, de cerca de 25 minutos, decidi passar o tempo contando as motos que passavam e que também estavam ligadas a Uber Eats, Rappi, ifood, James entre outros. No total, durante esse período, contei 23 motocicletas ou seja quase uma por minuto.

Volto uma semana no tempo e lembro do mesmo exercício que fiz com as bicicletas e patinetes compartilhadas, aqui então a conta foi muito superior e avistei centenas em poucos minutos.

Dentro dessas categorias, o crescimento acelerado é quase um imperativo para se manter vivo. A Yellow é um desses exemplos, que inclusive  já barrou a chegada de players chineses, a briga no “moto entrega” já vitimou a Glovo, que resolveu sair do país e a briga entre os carros de aplicativo tem se concentrado entre Uber e 99.

Sou um entusiasta do mundo do software como serviço, conhecido como SaaS, principalmente por esse potencial de crescimento, muitas vezes global, que a tecnologia permite alcançar. O mundo está literalmente a um clique de distância.

Mas também no universo SaaS, o crescimento acelerado parece se tornou um imperativo de diferenciação e defesa de território. Captar rodadas de investimento cada vez maiores para continuar expandindo sua base de clientes, aumentar seus canais de aquisição e sonhar com mercados internacionais, está virando uma regra que nem sempre é saudável.

Crescer sem ter um bom produto, um claro ‘market fit’ e sem garantias financeiras para cobrir um alto ‘burn rate’ pode ser o fim de um sonho empreendedor, resultando no fim da sua empresa.

É preciso ter muita atenção a sede do crescimento a qualquer custo, mas no entanto eu também acredito que no mercado como um todo sempre teremos apenas dois ou três grandes players operando. Veja o case de Google, Facebook, LinkedIn, Twitter, Microsoft, Apple, AWS e outros tantos gigantes da tecnologia que sempre acabam competindo com pouquíssimas empresas.

Quando e o quão rápido crescer é o segredo para o sucesso de seu empreendimento digital!
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp