ALVO DA PF, vereador “Klebinho” é réu por desvio de quentinhas em presídios de RORAIMA.

Compartilhe nosso conteúdo!

Alvo da operação deflagrada hoje (16) em Boa Vista para apurar compra de votos nas eleições de 2020, o vereador João Kleber Siqueira, o Klebinho, (Solidariedade) já é velho conhecido da Polícia Federal. Ele é réu por lavagem de dinheiro e organização criminosa em uma ação sobre desvio milionário no fornecimento de quentinhas no sistema penitenciário.

O deputado estadual Renan Filho, Renanzinho (PRB), o filho da ex-governadora de Roraima Suelly Campos (PP), Guilherme Campos, e outras nove pessoas também são réus pelo esquema.

Denominada de “Operação Dejavu”, a ação de hoje cumpre sete mandados de busca e apreensão. A suspeita é que o vereador tenha comprado votos com dinheiro e combustível por cada voto conseguido pelos agentes que atuam dentro dos presídios de Roraima.

MARMITAS DE PRESÍDIOS

Em 2018 o hoje vereador João Kleber Siqueira foi preso em outra ação da Polícia Federal. A operação desarticulou esquema que, à época, desviou cerca de R$ 70 milhões em recursos públicos do sistema penitenciário para o pagamento de propinas e enriquecimento ilícito dos reais proprietários do negócio, que eram Guilherme e Renan.

Klebinho era o “dono” da Qualigourmet, empresa responsável por fornecer alimentação a presos de unidades em Boa Vista. No entanto, as investigações da PF apontam que ele era usado como laranja de Guilherme Campos.

A Federal apurou que o esquema teve início no começo de 2015, logo no começo da gestão de Suely Campos com a contratação emergencial da empresa Qualigourmet, constituída 8 dias antes para cuidar da alimentação dos presos no estado.

As investigações apontaram que a empresa superfaturava o valor da alimentação, além de informar quantitativo superior de refeições ao que era efetivamente providenciado e de fornecer alimentos de baixa qualidade. O esquema já foi alvo de outra operação da PF e de investigação em CPI na Assembleia Legislativa.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts