BOA VISTA começa a vacinar toda a população contra a gripe Influenza.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Prefeitura de Boa Vista já começou a vacinar contra a Influenza (Gripe), além dos grupos prioritários, a população em geral acima dos seis meses de idade, enquanto durar o estoque. A ampliação da imunização foi liberada pelo Ministério da Saúde no último sábado, 3.

Quem não está inserido em um dos grupos prioritários deve procurar uma das unidades básicas de saúde da prefeitura que não atendem casos exclusivos de Covid-19 e tomar a vacina, levando o cartão de vacina, e um documento de identificação oficial com foto.

Público-alvo – Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima de 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos,11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários dos sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Importante ressaltar para quem faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou que a prefeitura reforça a importância de se proteger contra a gripe. A escolha dos grupos prioritários considera as pessoas que podem desenvolver formas mais graves da doença e a preocupação é ainda maior no inverno.

Influenza e Covid-19 – O município segue com duas campanhas simultâneas de: a da gripe e a da Covid-19. A orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários.

A população-alvo da vacinação contra a gripe que ainda não recebeu as doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e respeitar um intervalo de 14 dias para tomar a da gripe.

Cobertura – A cobertura até o momento é de 20,9% o que corresponde a 44.775 doses aplicadas.

“A oferta da vacina foi ampliada para toda a população, onde estará disponível nas unidades não Covid enquanto durarem os estoques. É importante vacinar contra a gripe, pois a vacinação tem como objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações e mortes (principalmente dos grupos prioritários da campanha), além de reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde”, destaca Roberta Calandrini, diretora de vigilância epidemiológica de Boa Vista.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts