Caer alerta sobre o mau uso da rede de esgotos e riscos de extravasamento.

Compartilhe nosso conteúdo!

A má utilização da rede coletora de esgoto traz sérios problemas para a população, especialmente, durante o período de chuvas. O descarte incorreto de lixo, aliado às fortes chuvas, entope os bueiros e causa extravasamento das redes de esgotamento sanitário.

Segundo a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Elizângela Rodrigues, a rede de esgotamento sanitário (de responsabilidade da empresa) tem uma função diferente da rede de drenagem (de responsabilidade da prefeitura) e deve ser utilizada da forma correta.

Conforme a diretora, para minimizar os transtornos no período chuvoso e manter a rede de esgotamento sanitário em pleno funcionamento, as equipes de manutenção e fiscalização foram reforçadas pela empresa e atuam de plantão e sobreaviso para atender as demandas, considerando o alto volume de chuva que pode afetar a rede de esgoto, causando extravasamento.

“Nossas equipes já realizam um trabalho diário para manter o funcionamento da rede de esgotamento sanitário, mas, nesse período chuvoso os trabalhos de limpezas dos PVs [poços de visita] e o monitoramento das estações de tratamento de esgoto foram intensificados para atender as demandas, que aumentam consideravelmente”, pontuou.

O esgoto domiciliar é coletado in natura por uma rede separada e direcionado até a Estação de Tratamento. Depois de tratado, ele é devolvido ao meio ambiente sem riscos de poluir os rios e igarapés. Já as águas pluviais, são lançadas nos rios ou em lagoas de captação, por meio de galerias construídas pela prefeitura.

“Não existe conexão entre as duas redes e o lançamento indevido de água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar extravasamentos ou retorno dos resíduos às residências e nos poços de visita que dão acesso às redes de serviço subterrâneas. Isso ocorre porque a tubulação de esgoto foi dimensionada para receber somente esgoto e não suporta o volume dos resíduos domésticos misturados à água da chuva”, disse a diretora.

*Dicas de uso correto do sistema de esgoto:

– Nunca ligue água de chuvas nas redes coletoras. Elas estão preparadas para receber esgoto e a ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas.

– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, fio dental, cotonetes, etc.) no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto.

– Limpe periodicamente as caixas de gordura.

– Não interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais. Isso causa danos ao meio ambiente.

– Não abra os poços de visita. Apenas equipes autorizadas pela Caer podem manuseá-los.

– Não jogue lixo nas áreas da Caer, nem dentro dos poços de visita. Coloque o lixo em saco plástico e deixe-o no local e horário indicado pela prefeitura.

– Não jogue óleo de cozinha na pia, porque entope a rede de esgoto. Além disso, um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Coloque o resto de óleo em garrafas pet e doe para reciclagem.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts