02/08/2023 às 12h34min - Atualizada em 02/08/2023 às 12h34min

CONFIDENCIAL | por Expedito Perônnico

A Coluna de hoje: 2 de julho | Política, Poder e Bastidores.


Lula assinará em Parintins a ordem de serviço para o Linhão de Tucuruí
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal confirmou nesta terça-feira (1) a ida do presidente Lula à cidade de Parintins, nesta sexta-feira (4).

De acordo com a Secom, o presidente da República, a partir das 11h, participará dos lançamentos dos Programas Luz para Todos, de Descarbonização da Amazônia; e da inauguração da Interligação de Parintins/AM e de Itacoatiara/AM ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Lula também vai participar da assinatura da Ordem de Serviço do Linhão Manaus/AM – Boa Vista/RR. O encontro do presidente da República ocorrerá na Praça Digital, no centro de Parintins.

A confirmação se deu durante abertura para credenciamento dos profissionais de imprensa para a cobertura do evento.

Linhão de Tucuruí
O Linhão de Tucuruí foi licitado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2011, ainda no governo de Dilma Rousseff (PT). 
Foram 11 anos até a resolução de impasses entre Transnorte, governo federal e indígenas.

A linha prevê 720 quilômetros de torres e cabos entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR), com 122 km passando pela reserva Waimiri Atroari.
 
Magazine Luiza e o cogumelo Yanomami
A deputada indígena Silvia Waiãpi (PL-AP) afirmou, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, nesta terça-feira (1º), que organizações não-governamentais e a Magazine Luiza estariam financiando a fome de indígenas.

Segundo a parlamentar, a venda de cogumelos sanöma, também conhecido como cogumelo yanomami corrobora para que os indígenas não tenham a alimentação necessária.
"O Magazine Luiza vende cogumelo yanomami, franqueia o cogumelo e ajuda a financiar a fome dos indigenas ionomâmis", afirmou a parlamentar, apresentando logo depois um vídeo mostrando o site da empresa de varejo.
A deputada mostrou ainda um pacote de cogumelos e explicou que eles são uma fonte de alimentação importante para os indígenas, especialmente nos períodos de chuva, quando a caça é escassa e não há outras fontes de alimento disponíveis.
 
Uruguai repulsa apoio do Brasil a Venezuela
Cercado por diversos países que possuem governantes alinhados à esquerda no espectro político, muitas vezes com apoio velado a regimes ditatoriais como o da Venezuela e da Nicarágua, o Uruguai tem sido uma das principais vozes críticas e destoantes da região.

A posição crítica de Montevidéu coloca em xeque até a participação do Uruguai no Mercosul, enquanto o país tenta costurar um acordo de livre comércio com a China, o que não é permitido pelas regras do bloco.
 
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou tem sido a principal voz contrária na região, e já discordou publicamente do presidente brasileiro quando Lula convidou Maduro para participar do encontro de presidentes sul-americanos em Brasília, em maio.
 
Na ocasião, Lula afirmou que o ditador venezuelano precisava “contar a sua narrativa” e criticou as sanções econômicas dos Estados Unidos. Após a declaração irrestrita de Lula em apoio ao regime venezuelano, conhecido pelas diversas violações de direitos humanos e políticos, Lacalle Pou interviu de forma enfática.
 
Oficial: TSE publica inelegibilidade do “bozo”.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicou nesta 3ª feira (1°.ago) o acórdão da decisão que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade pelo período de 8 anos.

A decisão foi proferida em sessão em 30 de junho. O documento tem 433 páginas e reúne a íntegra do julgamento, incluindo os votos dos ministros e as fundamentações que levaram ao resultado do julgamento.
 
Venezuela no Brics? Maduro quer...
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que enviou pedido para entrar no Brics — o grupo que reúne BrasilRússiaÍndiaChina e África do Sul e que tem uma fila de quatro dezenas de países interessados na adesão, às vésperas da próxima reunião de cúpula, que acontece entre 22 e 24 de agosto, em Joanesburgo.
 
— Venezuela fez sua proposta de entrada no Brics. Esperamos que seja avaliada positivamente — disse Maduro, durante programa na televisão estatal “Con Maduro Más+”.

Além da Venezuela, outros países também querem entrar no bloco. No mês passado, o embaixador sul-africano para o Brics, Anil Sooklal, disse que 40 países manifestaram interesse na adesão. Também no mês passado, o Itamaraty confirmou que 13 nações haviam pedido oficialmente para entrar, entre as quais Argentina, Cuba, Irã, Arábia Saudita, Egito e Indonésia, atrás de financiamento e oportunidades comerciais.

Segundo um interlocutor do governo brasileiro, Maduro não pediu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa fonte acredita que o venezuelano prefere tentar convencer os líderes do bloco na reunião da África do Sul. Caso Maduro tenha enviado o pedido de adesão oficialmente, teria sido entregue ao governo sul-africano, que ocupa a presidência rotativa do grupo.
  
Denarium sanciona a LDO 2024
O governador Antonio Denarium (Progressistas) sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que define prioridades e metas do Poder Público estadual e as regras para elaboração da próxima LOA (Lei Orçamentária Anual). Das 17 modificações, Denarium vetou uma.

A emenda proposta pelo deputado Marcelo Cabral (Cidadania) havia acrescentado o prazo de junho de 2024 para o governo estadual liberar as emendas individuais dos parlamentares aos municípios.

Antonio Denarium manteve no texto a emenda que incluiu o Poder Executivo entre os entes com prioridades consignadas nos programas definidos pelo Plano Plurianual 2024-2027, que deve ser votado no final do ano. (Fonte: FolhaWeb)
 
Chico Rodrigues defende escolas militares
O senador Chico Rodrigues (PSBR) criticou, em pronunciamento nesta segunda-feira (1º), a decisão do governo federal de não dar continuidade ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

O senador ressaltou a importância dessas escolas no sistema educacional do país e destacou atributos como qualidade, acompanhamento, regime de disciplina, hierarquia e respeito entre os colegas no ambiente escolar.

 
Quando pensamos em educação, não podemos estar restritos a um governo, nem à visão de um partido. Precisamos focar numa política de Estado, pois são ações que demandam muito tempo para sedimentar e dar frutos. A educação é o único caminho para produzir o tão sonhado desenvolvimento nacional e para se alcançar a redução das desigualdades tão latentes no Estado brasileiro — disse.
Segundo o senador, as escolas cívico-militares não substituem escolas de ensino fundamental, mas podem ser soluções locais para reduzir as desigualdades de ensino. Ele destacou que já foi possível identificar alguns bons resultados, como a redução da evasão escolar, além da diminuição dos índices de violência nas escolas que adotaram esse modelo.

Mais dinheiro para os índios
O governo federal editou, nesta quarta-feira (2), uma medida provisória (MP) para destinar 124 milhões de reais para o “Emprego das Forças Armadas em Apoio a Ações Emergenciais em Terras Indígenas”O texto, assinado por Lula e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, foi enviado ao Congresso Nacional, que terá até 120 dias para analisar a questão.

O incremento nos fundos do Ministério da Defesa ocorre quase dois meses após a o governo ter alterado a forma de atuação dos militares no combate a crimes como o garimpo e a exploração madeireira em terras protegidas por lei. Antes restritos às operações de inteligência e logística, os integrantes do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) podem participar de ações diretas e ostensivas, como patrulhamento, promovendo revistas a embarcações suspeitas e mesmo efetuar prisões, caso o crime seja em flagrante.

Desde o início do ano, a atuação dos militares tem sido vista principalmente na Terra Indígena Yanomami, que sofre com uma crise humanitária que levou à morte de centenas de crianças e jovens no estado de Roraima.

Lula veio ao estado em janeiro, já acompanhado por José Múcio, o ministro da Defesa e o responsável pelo manejo dos três ramos das Forças Armadas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp