07/08/2023 às 16h38min - Atualizada em 07/08/2023 às 16h38min

CONFIDENCIAL | por Expedito Perônnico

A Coluna de hoje: 7 de Agosto | Poder, Política e Bastidores




Ministro do STF rejeita denuncia contra Jucá e o MDB 
O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta sexta-feira (4) pela rejeição da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra integrantes do MDB" no Senado por suposta organização criminosa. A denúncia foi oferecida em 2017 na esteira da Lava Jato.

Inicialmente, a PGR acusou os senadores Jader Barbalho (PA) e Renan Calheiros (AL), os ex-senadores José Sarney (AP), Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO), além do ex-presidente da Transpetro Sergio Machado.

Em 2023, a PGR passou a defender no STF a rejeição da denúncia. Segundo a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, a acusação foi baseada apenas em delação premiada e em material fornecido pelos colaboradores, o que passou a ser vetado por lei após o chamado pacote anticrime.

A denúncia está sendo analisada no plenário virtual. Os ministros podem inserir seus votos até o dia 14.
 
Hiran Gonçalves, o Polvo guloso
O senador Hiran Gonçalves (PP), feito um polvo guloso, continua fincando seus tentáculos sobre o governo do amigo Antonio Denarium. Conseguiu agora nomear o cunhado Juliano Bacarim como secretário adjunto da recém criada Secretaria de Licitação e Contratação.

O governador Antonio Denarium (PP) nomeou o cunhado do senador Hiran Gonçalves (PP), Juliano Bacarim, como secretário adjunto de Estado de Licitação e Contratação. A informação está publicada no Diário Oficial (DOE) do dia 1º de agosto.

Bacarim já foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) e multado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2010, por aquisição irregular de uma lancha para o Corpo de Bombeiros. À época, ele era chefe do Departamento de Planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) do Amazonas.

O senador glutão já tem a esposa Gerlane Baccarin no comando da Secretaria de Representação (em Brasília) e o filho Hiran da Silva, o Hiranzinho, secretário adjunto de Cidades.

Hiran tem ainda outras benfeitorias com o governo de Denarium: faustosos e nababescos contratos com sua clínica ProfTalmo.
 
Arthur desmente Duda Ramos
O pára-quedista Duda Ramos – isso é comum nesses aventureiros políticos – foi dizer em uma entrevista de rádio local, que Boa Vista não tinha projetos para o novo programa Minha Casa, Minha Vida.

Interessante que o amansonense Duda Ramos foi parceiro do prefeito Arthur Henrique, ganhou muito dinheiro na Prefeitura, se elegeu à sombra do MDB e agora do nada deu às costas ao mandatário municipal.

Mas Arthur, com sua elegância e respeito aos contrários, desmentiu Duda categoricamente. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o prefeito rebateu as mentiras do deputado. Arthur deu inclusive vários detalhes sobre projetos já protocolados na Caixa Econômica Federal, como número de unidades e demais especificações.

Arthur entendeu como falta de informação sobre gestão pública do Executivo a crítica feita pelo deputado. E aproveitou a oportunidade para espetar o comedor de Jaraqui:

 
“Seria alvissareiro que um deputado federal de seu partido se preocupasse mais com saneamento básico (drenagem) de Boa Vista, e se esse desejo é sincero, que cuide de indicar emendas ao orçamento da União para 2024, a fim de que projetos importantes sejam executados para o bem da população da capaital”.

População indígena em Roraima
A Terra Indígena Yanomami tem o maior número de pessoas indígenas (27.152), o equivalente a 4,36% do total em terras indígenas no país.

O segundo maior número está na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), com 26.176, Roraima tem uma população indígena de 97.320 pessoas - a quinta maior do Brasil.
É o que mostram dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (7).

A população indígena corresponde a 15,29% do total de 636.303 habitantes do estado. Com isso, Roraima é o estado brasileiro com mais indígenas na comparação com o total da população - o que significa dizer que 1 a cada 7 pessoas que vive no estado se autodeclarou indígena.
Veja a população indígena em Roraima por município:
  • Boa Vista - 20.410
  • Uiramutã - 13.283
  • Alto Alegre - 12.705
  • Normandia - 12.144
  • Amajari - 9.681
  • Bonfim - 6.463
  • Cantá - 5.234
  • Iracema - 1.745
  • Caracaraí - 1.273
  • Pacaraima - 1.1430
  • Rorainópolis - 833
  • Caroebe - 810
  • Mucajaí - 739
  • São João da Baliza - 539
  • São Luiz - 31
 
A morte dos bebês na “maternidade de lona”.
A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima marcou uma reunião para esta terça-feira (8), em que será tratada a denúncia da morte de três bebês na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth por falta de diálise ou uso incorreto de equipamento do procedimento.

O grupo é composto pelos deputados Cláudio Cirurgião (União), Neto Loureiro (PMB), Dr. Meton (MDB), Gabriel Picanço (Republicanos), Joilma Teodora (Podemos), Jorge Everton (União) e Marcelo Cabral (Cidadania).

O encontro acontece após a primeira sessão plenária do segundo semestre da Casa Legislativa.

Tá chegando a hora do Denarium
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) redefiniu para o dia 14 deste mês (próxima segunda-feira) a retomada do julgamento do processo de cassação do governador Antonio Denarium (PP).

Até o momento, há dois votos pela perda do mandato do chefe do Poder Executivo estadual e um pela extinção do processo. O julgamento deve ser retomado com a palavra do juiz Ataliba Moreira, autor do último pedido de vista, concedido de forma coletiva ao Pleno da Corte.

A denúncia contra Antonio Denarium foi protocolada em maio de 2022 pelo diretório estadual do Avante e também cita a cunhada dele, a secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares. O 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp