12/08/2023 às 15h36min - Atualizada em 12/08/2023 às 15h36min

BATALHA DE GÊNIOS: 6° Torneio Municipal de Robótica é marcado por muita emoção, aprendizado e desafio.

- Fonte: Secom Prefeitura
Foto: Secom/Prefeitura


 

Uma verdadeira batalha de gênios! Assim foi o 6° Torneio Municipal de Robótica, promovido na manhã deste sábado, 12, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista. A competição contou com a participação de 85 alunos e marcou o encerramento das aulas do curso de Robótica Educacional da unidade. Todos os participantes receberam medalhas e terão direito a certificação.

 

Os alunos foram divididos em 19 equipes, que tiveram que cumprir as seguintes missões com o robô: movimentos e giros, agarrar e liberar, identificar objetos e obstáculos, identificar cores e linhas, além de ângulos e rotações. Ao final, três equipes empataram e partiram para uma emocionante disputa. Levou a melhor quem concluiu a prova em menor tempo.

 

Fomos pioneiros em Roraima com a implantação deste curso na unidade e também nas escolas. Aqui eles aprendem não só a robótica básica, mas também um pouco mais avançada, para que eles tenham interesse em desenvolver esse conhecimento no futuro. Além disso, trabalhamos o espírito de equipe, resiliência e ensinamos que o importante é participar, independente de perdas ou vitórias”, disse o secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Antonio Celso Albuquerque.

 

PEQUENOS GRANDES GÊNIOS

Quem conquistou a 1ª colocação foi a equipe JSE BOTS, em 2° Robot King e em 3° Rustic Creators League. Uma das integrantes da equipe vencedora, Sofia Queiroz, de 10 anos, ficou muito feliz com a vitória. “Foi um momento mágico. Fiquei nervosa, achei que não íamos ganhar, mas no fim deu tudo certo. Eu adorei o curso! Aprendi muita coisa sobre robótica, matemática, programação, fiz amizade, foi muito legal”, disse.

 

Quem também amou a experiência foi a Isabela Oliveira, de 7 anos. Ela e a irmã, Ana Elisa, de 11 anos, integraram a equipe Master Robotics. “Achei o torneio muito legal e o curso mais ainda. Aprendi a programar e a trabalhar em equipe. Vou ficar com saudade”, contou Isabela.

 

O pai, Alex Oliveira, não escondeu o orgulho das filhotas e elogiou a iniciativa da prefeitura em ofertar o curso gratuitamente. “É louvável. As crianças têm a oportunidade de desenvolver o aspecto cognitivo, aprendizado e até o desempenho na escola melhorou. A gente torce para que esse tipo de projeto seja ampliado e alcance ainda mais crianças”, disse.

 

Os 20 alunos que mais se destacaram na competição serão selecionados para a 2ª fase do curso, que consiste no treinamento dos jovens para participação em competições. Destes, 10 passarão a integrar a “I, Robot”, equipe de elite do CCTI, que já acumula diversas premiações e títulos em disputas locais e nacionais.

 

SOBRE O CURSO – Criado em 2016, o CCTI oferece, gratuitamente, a Robótica Educacional como atividade extracurricular que ensina a tecnologia e outros conhecimentos de forma lúdica, consistindo basicamente em elaborar e interpretar programações de robôs.

 

O curso teve duração de 50 horas, o equivalente a três meses e abordou conhecimentos de robótica, incluindo: ciências exatas, programação de sensores e motores do robô, lógica computacional, dentre outros. Mais de 1.500 alunos, com idade entre 7 e 11 anos, já se formaram.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp