13/08/2023 às 11h27min - Atualizada em 13/08/2023 às 11h27min

REFERÊNCIA EM RORAIMA: Com estrutura moderna e equipamentos de ponta, Hospital da Criança Santo Antônio completa 23 anos.

A unidade é voltada para atendimentos de média e alta complexidade do público infantil.

- Informações e fotos: Secom Prefeitura
 
 

Reconhecida internacionalmente como Capital da Primeira Infância, Boa Vista tem investido no cuidado com os pequenos moradores. Neste domingo, 13, a única unidade de saúde infantil de média e alta complexidade de Roraima, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), completa 23 anos de assistência prestada às crianças de todos os municípios do estado e, inclusive, de países vizinhos e do Amazonas. Pacientes com idade a partir dos 29 dias de vida até 12 anos compõem o público-alvo atendido na unidade de saúde. Nos primeiros sete meses deste ano, o hospital infantil registrou um total de 113.847 atendimentos, entre emergência, ambulatório e internações. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a gestão municipal cuida das pessoas e prioriza a vida.

 

Prefeito Arthur Henrique e secretária de saúde Regiane Matos em visita ao HCSA

“Cuidar das pessoas com responsabilidade, planejamento e transparência é um compromisso da Prefeitura de Boa Vista. Mesmo diante desta alta demanda, temos investido na ampliação da unidade. Contratamos 107 novos profissionais de diversas especialidades, adquirimos equipamentos de ponta e seguimos melhorando a qualidade dos serviços oferecidos. Tudo para garantir às nossas crianças atendimentos de qualidade”, disse.

Aumento populacional, demanda crescente

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam um aumento populacional expressivo em Boa Vista, nos últimos anos. Em um panorama do cenário atual e anterior, a capital possui 413.486 habitantes, enquanto que em 2010, a cidade tinha 284.313 pessoas.

Já Roraima registrou uma população de 636.303 habitantes neste último Censo publicado pelo Instituto Brasileiro. Em 2010, o estado tinha 450.479 pessoas morando em território roraimense. Mesmo com um quantitativo maior de moradores, o Hospital da Criança segue como a única unidade de referência em atendimento ao público infantil em um raio de 800 quilômetros.

 

HCSA é única unidade de média e alta complexidade infantil do estado

Além de atender crianças dos 15 municípios do estado, imigrantes e as comunidades indígenas, o HCSA ainda recebe pacientes de hospitais particulares de Boa Vista. A secretária municipal de saúde, Regiane Matos, afirma que a realidade do Hospital da Criança é complexa.

“Nos últimos anos, nossa realidade mudou muito, com aumento da demanda devido a imigração venezuelana e a crise sanitária Yanomami. Mas temos trabalhado para continuar oferecendo uma saúde de qualidade para nossas crianças, ampliando nossas estruturas e o acesso aos serviços, investindo nos servidores, contratando profissionais e, com o apoio do Ministério da Saúde, fortalecendo o SUS”, disse.

Investimentos no HCSA

O Hospital da Criança passou por mudanças significativas ao longo dos seus 23 anos, como reformas, aquisição de equipamentos e ampliação de blocos. Atualmente, a unidade dispõe de 32 especialidades médicas no atendimento ao público infantil. Neste ano, o setor do Trauma passou por obras de adequação e teve a capacidade de leitos dobrada.

Hospital recebeu novos profissionais

NOVOS PROFISSIONAIS - Recentemente, a Prefeitura de Boa Vista fortaleceu os atendimentos na unidade com a contratação de 107 novos profissionais de diversas especialidades, por meio de seletivo. Passaram a compor o quadro do HCSA, clínicos gerais, cirurgiões dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em imobilização ortopédica e fisioterapeutas.

UTI - Logo após, foi a vez da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI-P) passar por obras de ampliação no número de leitos de alta complexidade para atendimento. Medida adotada para desafogar a demanda do Hospital da Criança. No início do ano, a gestão municipal também implantou o Serviço de Atendimento Ambulatorial Infantil, núcleo anexo ao hospital, responsável por receber casos leves.

NARFIS - Para atender crianças com fissura labiopalatina, no lábio e palato [céu da boca], a Prefeitura de Boa Vista implantou em janeiro de 2021, o Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (NARFIS) no Hospital da Criança. Além da estrutura do setor, a gestão investiu na capacitação dos profissionais responsáveis pelos procedimentos cirúrgicos, clínicos e reabilitadores registrados toda semana.

Desde junho de 2022, a Prefeitura de Boa Vista assegurou o serviço de odontopediatria, com cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal, compondo a equipe multiprofissional da UTI pediátrica, diariamente, em regime de plantão diurno.

UTI da unidade foi ampliada e recebeu novos leitos

CLASSE HOSPITALAR - Além dos cuidados com a saúde, crianças internadas na unidade, em idade escolar recebem, ainda, acompanhamento com pedagogas para manter as atividades escolares em dia. Os pacientes têm aula, com o auxílio de três profissionais cedidas pela Secretária Municipal de Educação (SMEC), na Classe Hospitalar, fundada em 2007 dentro da unidade de saúde.

Os ambientes do HCSA têm pinturas e imagens com referências infantis e lúdicas que buscam tornar a passagem ou a estadia na unidade mais humanizada. Com estrutura moderna, equipamentos novos de última geração e qualificação dos profissionais, o hospital faz a diferença para continuar como referência em atendimentos pediátricos de média e alta complexidade.

Setor de imagens do hospital conta com equipamentos de ponta

Com apoio do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Boa Vista também está investindo no aprimoramento dos processos e fluxos de trabalho dos diversos serviços do HCSA, através de assessoria do PROADI-SUS com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz.

Essas ações da PMBV servirão para continuar otimizando o emprego dos recursos humanos, financeiros e materiais destinados à saúde municipal, assim como permitir capacitar os servidores e cada vez mais proporcionar atendimento de qualidade. Ao longo dos anos, o HCSA recebeu premiações, como a ‘Certificação de Ouro’, selo de qualidade dos serviços e redução significativa de infecção hospitalar.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp