14/08/2023 às 13h01min - Atualizada em 14/08/2023 às 13h01min

Arthur Henrique entrega duas novas creches no bairro Nova Cidade.

Ao todo, são 10 unidades inauguradas em dois anos e meio de gestão, por meio do Programa de Ampliação de Escolas e Creches de Boa Vista.

- Informações e fotos: Secom Prefeitura
O prefeito Arthur Henrique no ato de inauguração de novas creches na zona sul de Boa Vista.



O Núcleo Nova Cidade recebeu, na manhã desta segunda-feira (14) duas novas creches com capacidade para atender 90 crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses de idade. Esta é a 10ª unidade inaugurada em dois anos e meio de gestão, o que reforça o compromisso do prefeito Arthur Henrique em ampliar, de maneira significativa, o número de vagas na rede municipal de ensino.
 
O local já contava com três creches: Nova Cidade, Nova Cidade I e Nova Cidade II. Agora, recebe as unidades Alessandra Bentes, que atenderá em tempo integral, e Lusia Costa Lopes, em horário parcial. Com a entrega, o núcleo amplia de 90 para 180 a capacidade de atendimento. As aulas já iniciam nesta terça-feira, 15, com novas turminhas.

 
“É importante reforçar que já estamos ultrapassando o número de 4.600 crianças atendidas na rede municipal de ensino. Só na minha gestão, esse quantitativo já quase dobrou. Nossas creches são, hoje, referência no Brasil e não deixam nada a desejar para qualquer unidade particular do país. São espaços de muito aprendizado e de garantia de um futuro mais digno para as nossas crianças”, disse o prefeito Arthur Henrique.

 
MAIS QUE UMA OPORTUNIDADE - Laissa Sobral, mãe do pequeno Arthur, que em breve completa quatro anos, conseguiu uma vaga para o filho em uma das unidades. Para ela, uma oportunidade de ter mais tempo para os estudos e também para os serviços temporários que aparecem.
 
“Fora os serviços de casa e os estudos, às vezes, arranjo umas diárias de limpeza. E como não tenho ninguém para deixar ele, acabo tendo que levar para o trabalho. Agora é menos uma preocupação. Além disso, é uma oportunidade do Arthur se desenvolver e fazer amiguinhos. Ele é uma criança muito esperta”, disse.
 
MODALIDADE CRECHE – Atualmente, 4.665 crianças, com idade de 2 a 3 anos e 11 meses são atendidas na capital. Boa Vista conta com 43 creches desse modelo, distribuídas em 12 núcleos na capital, mais 58 turmas maternais em 14 escolas proinfâncias.
 
A maioria dessas unidades atende em período integral e conta com refeições balanceadas, elaboradas por nutricionistas. Para as crianças atendidas integralmente, são quatro refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde). Já para os alunos atendidos de forma parcial, são servidas duas refeições.
 
“Todas essas crianças são atendidas com a mesma qualidade, independente do turno. Para isso, contamos com professores capacitados que desenvolvem um trabalho pedagógico com base na nossa proposta curricular, implantada desde 2019 e que preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Tudo isso para garantir o desenvolvimento dos nossos alunos nessa faixa etária”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.
 
HOMENAGEADAS – As duas novas unidades receberam nomes de professoras que, com muito trabalho e dedicação, deixaram sua marca na educação municipal:
 
Alessandra Bentes Oliveira - Nascida em Santarém (PA), Alessandra ingressou em 2019, no cargo de assistente cuidadora, atuando na Escola Municipal Professor James Macellaro Thomé, onde permaneceu até dezembro 2021, quando faleceu vítima de câncer de mama. Era muito ligada à família e, no âmbito profissional, era prestativa, responsável e tranquila, sempre muito atenciosa e carinhosa com cada aluno.
 
Lusia Costa Lopes - Nasceu no Maranhão e se tornou servidora da prefeitura em 2006, onde trabalhou como auxiliar administrativo no Palácio 9 de Julho e agente de portaria nas escolas municipais Jóquei Clube e Jânio da Silva Quadros. Muitas crianças chamavam dona Lusia de "vovó Lulu", devido ao carinho que ela demonstrava por cada uma delas. Faleceu em 23 de abril de 2021, vítima de COVID19, mas deixou um legado para amigos e familiares.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp