17/04/2023 às 10h54min - Atualizada em 17/04/2023 às 10h54min
Arthur diz que Hospital da Criança será uma referência para o Brasil.
Prefeito participou nesta segunda-feira (17) da primeira reunião com equipe de médicos do hospital Oswaldo Cruz para avaliar diagnóstico sobre situação da unidade de saúde do município.
O prefeito Arthur na reunião de diagnóstico com profissionais do Hospital Oswaldo Cruz nesta segunda (15). O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), participou nesta segunda-feira (17) da primeira reunião com a equipe de profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que está realizando coleta de informações no Hospital da Criança Santo Antônio, para balizar o emprego de novas ações e melhor o atendimento na unidade de saúde do Município.
Arthur participa da reunião com profissionais do Hospital Oswaldo Cruz. “Agradeço a parceria do hospital Oswaldo Cruz e do Governo Federal. Tenho certeza de que com esse reforço, em breve o nosso hospital que já é uma referência na Amazônia, será também referência para todo o Brasil”, disse o prefeito. O prefeito disse ainda que com o apoio dessa equipe, foi possível elaborar um mapa, onde serão concentrados esforços para melhorar a qualidade de todos os serviços.
Segundo o prefeito os profissionais apresentaram um diagnóstico estrutural a fim de dar conhecimento do que precisa ser executado. Arthur tem a plena convicção de que após o raio-x da equipe, que ficará em Boa Vista por 19 dias, a condição do Hospital Infantil na prestação de serviço ao público melhorará substancialmente.
Os 19 profissionais encaminhados pela Empresa Brasileira vêm de estados como Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Amazonas, Brasília e Rio Grande do Norte. A EBSERH é vinculada ao Ministério da Educação e presta serviços de assistência à saúde da comunidade, pois trata-se de uma rede de hospitais públicos do Brasil, 100% dependente da União.
ATENDIMENTOS EM NÚMEROS – Nos primeiros meses de 2023, o Hospital da Criança registrou 16.796 atendimentos gerais. Em análise ao cenário anterior e o atual, nos dois primeiros meses de 2022, a Emergência do HCSA recebeu 9.577 crianças, enquanto no mesmo período deste ano, o número registrado é de 11.618 atendimentos ao público infantil.
De janeiro até o dia 15 de março, foram 14.873 pacientes que receberam atendimento na unidade. No período de janeiro e fevereiro de 2022 foram internadas 600 crianças e no mesmo período deste ano, o quantitativo corresponde a 870 crianças, ou seja, no mesmo setor e no período equivalente o hospital atendeu 270 pacientes a mais. Do início do 2023 até 15 de março, o HCSA registou 1.120 internações.