O prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD) se entregou à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (31). Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça Federal.Pedro Henrique, é suspeito de participar de esquema de fraude em licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro. Ele foi alvo da operação ‘“Leviatã” da PF desta terça-feira, 29.
Ao Roraima em Tempo, a Defesa do prefeito, a advogada Rosa Benedetti, disse que está aguardando o acesso aos autos para fazer a defesa de Pedro Henrique. “Sem acesso aos autos a gente não consegue fazer a defesa e não do que se trata para então tomar um posicionamento” explicou.
As investigações iniciaram com análise de materiais apreendidos em outra operação da PF. Na ocasião, as equipes encontraram um diálogo entre o prefeito e um empresário. No conteúdo da conversa, eles falavam sobre a contratação de uma empresa para serviços de engenharia para a Prefeitura de Alto Alegre.
Conforme a Polícia Federal, há indícios de que a organização criminosa tentaria obter propinas em troca do direcionamento de procedimentos licitatórios. A corporação investiga processos de contratação de serviços relacionados à iluminação pública, assim como de obras de asfaltamento e pavimentação.
Ainda de acordo com a PF, os valores dos contratos firmados com as empresas investigadas alcançam aproximadamente R$ 60 milhões.
Para dissimular os pagamentos das propinas, o grupo investigado envolveria empresas intermediárias. Essas, por meio de simulação de venda de mercarias, faria o dinheiro chegar até Pedro Henrique, sem que fosse possível identificar a origem do montante. Isso mediante emissão de notas fiscais “frias”, assim como utilização de contas de “laranjas”.