05/09/2023 às 18h59min - Atualizada em 05/09/2023 às 18h59min
Senado vai analisar projeto de Zé Haroldo que prevê acompanhamento para crianças com TOD.
O Transtorno Opositivo Desafiador, conhecido pela sigla TOD, é caracterizado por sintomas como comportamento agressivo e humor irritável em crianças.
- Fonte: Agência Senado
O projeto do deputado Zé Haroldo já foi aprovado na Câmara e agora será anaisado no Senado. Foto: Agência Câmara O Senado Federal vai analisar o PL 3050/2023, aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), assegura o acompanhamento integral para estudantes com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
Além disso, prevê treinamento específico para que professores estejam capacitados em sala de aula. Para a relatora da proposta na Câmara, Delegada Katarina (PSD-SE), é importante que o comportamento das crianças não seja confundido com teimosia ou birra.
O Transtorno Opositivo Desafiador, conhecido pela sigla TOD, é caracterizado por sintomas como comportamento agressivo e humor irritável em crianças. Em todo o país, jovens têm recebido laudos atestando a condição para serem apresentados nas escolas. Zé Haroldo Cathedral defende a adoção de medidas para garantir que os pacientes diagnosticados com TOD e seus familiares tenham acesso a recursos adequados, suporte psicológico e orientação educacional, incluindo a expansão dos serviços de saúde mental infantil em todo o País.
“Ignorar a inclusão desse transtorno em nossas políticas de amparo é negar a realidade enfrentada por muitos indivíduos em nossa sociedade. Portanto, ao incluir o TOD em nossa legislação, estamos investindo em um futuro mais inclusivo e promissor para todos”, pontuou.