06/09/2023 às 07h19min - Atualizada em 06/09/2023 às 07h19min

CONFIDENCIAL | por Expedito Perônnico

A Coluna de hoje: 6 de Setembro | Poder, Política e Bastidores

- Fonte: Agência Brasil

Lula amplia áreas de conservação em Roraima e
aumenta tamanho do Parque do Viruá em Caracarai.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou série de medidas para a Amazônia e os povos amazônicos na tarde desta terça-feira (5), durante cerimônia no Palácio do Planalto. Demarcação de terras indígenas, regulamentação fundiária e atos para preservação ambiental estão entre os principais anúncios.

Lula também assinou três decretos que fortalecem a preservação ambiental. O primeiro, cria a Unidade de Conservação (UC) Floresta Nacional do Parima, em Amajari, Roraima. 
Os outros dois ampliam a Unidade de Conservação Parque Nacional do Viruá (com aproximadamente mais 54 mil hectares), em Caracaraí, em Roraima; e a área da Estação Ecológica de Maracá (com mais 50,7 mil hectares), nos municípios de Alto Alegre e Amajari, também em Roraima. 
 
A estação abriga 22 espécies ameaçadas de extinção, entre elas o macaco-aranha. E o governo destaca que a área de ampliação é composta por glebas públicas, da União, e que sua incorporação não resultará em desapropriação ou custos com regularização fundiária.

Ampliação de unidades de conservação

Duas unidades de conservação em Roraima recebem incentivos do governo e podem reduzir pressões do território Yanomami. Um decreto cria a UC Floresta Nacional do Parima, em Amajari.

A ideia é criar um corredor ecológico que ligue a fronteira da Venezuela ao território indígena Wimiri-Atroari, no Amazonas. Já a outra medida ampliará a UC Parque Nacional do Viruá, em Caracaraí. Serão acrescidos 54 mil hectares de área. Um dos objetivos da ampliação é incentivar o turismo ecológico.

Ampliação de estações ecológicas

Cerca de 50 mil hectares serão ampliados na área da Estação Ecológica de Maracá, em Roraima. Essa área era de terras da União. No local, vivem 22 espécies ameaçadas de extinção.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp