09/10/2023 às 13h26min - Atualizada em 09/10/2023 às 13h26min

SPACE APPS CHALLENGE - Jovens de Boa Vista buscam soluções para desafios globais em evento da NASA.

O evento ocorreu neste fim de semana no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI).

- Informações: Secom/Prefeitura
O prefeito Arthur Henrique acompanhou o desenpenho de alunos de Boa Vista no evento da NASA. Foto: Semuc

A tecnologia deixa o mundo em constante mudança e em Boa Vista não é diferente. Durante o evento mundial Space Apps Challenge, que ocorreu nesse fim de semana (6, 7 e 8), os participantes da capital se reuniram com os mentores por 48 horas no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). O objetivo foi universal: solucionar os desafios propostos pela National Aeronautics and Space Administration (NASA).

Ao todo, 419 inscrições foram feitas, 100 de forma presencial e 319 virtualmente. No evento, as equipes tiveram até a noite de domingo, 8, para enviar um vídeo para a NASA com a apresentação de um problema e a solução, que encontraram após o trabalho com os mentores. Para o prefeito Arthur Henrique, o evento mostra importância para o ecossistema de inovação da cidade.

A proposta foi solucionar os desafios propostos pela National Aeronautics and Space Administration (NASA)

“Os mentores são pessoas com experiência em inovação há muitos anos e contribuem significativamente para a troca de conhecimento com os nossos jovens. Ter roraimenses em um evento internacional demonstra que em Boa Vista, nós podemos contribuir para a resolução de problemas globais”, disse.

A iniciativa é apoiada por 11 agências espaciais globais, incluindo a Agência Espacial Brasileira (AEB), e se destaca como o maior Hackathon do mundo. O termo é a junção das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Os jovens são a maioria do público, mas o que também chama a atenção, é a representatividade feminina: um retrato da inovação.

Os desafios são problemas encontrados pelo mundo, principalmente sociais e ambientais

O objetivo do Hackathon é mostrar para a população global que todos podem colaborar na busca por soluções, visando a preservação do planeta Terra e o futuro da humanidade. Por isso, os desafios propostos pela NASA têm impacto no mundo inteiro. Daniel Takaki é ambientalista e o idealizador da empresa responsável pelo evento no Brasil, desde 2018. Para ele, é uma grande satisfação estar em Boa Vista.

Daniel Takaki é ambientalista e o idealizador da empresa responsável pelo evento no Brasil

“Essa cidade possui um potencial incrível. Se as pessoas soubessem o quanto ela tem para oferecer para o Brasil, e até mesmo para o mundo, veriam o que estamos presenciando aqui. Encontramos pessoas extremamente capacitadas, interessadas e dispostas a trabalhar em prol de soluções que muitas vezes passam despercebidas pela maioria”, frisou.

Quem também acompanhou o evento de perto foi o secretário Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Antonio Celso. “Com o pensamento coletivo de empreendedorismo, criatividade e inovação, esses jovens são capazes de salvar o mundo. A Prefeitura de Boa Vista incentiva essas atividades diariamente no CCTI, então é ótimo recebê-los aqui”, contou.

Secretário Antonio Celso destacou que a Prefeitura incentiva essas atividades diariamente no CCTI

Participam pessoas de todas as áreas

Fazer parte de um evento com essa proporção é uma experiência enriquecedora. E engana-se quem pensa que o momento é voltado apenas para pessoas da programação. Afinal, a tecnologia já chegou em todas as áreas profissionais. Vitória Gabriele tem 18 anos e é estudante de Física na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ela se interessou pelo evento e rapidamente montou uma equipe.

A estudante da UFRR Vitória Gabriele, montou uma equpe para participar do evento

“Nós percebemos que a física desempenha um papel fundamental nos problemas que encontramos. A tecnologia nos auxilia a alcançar inovações significativas, e é isso que estamos fazendo aqui. A maioria dos desafios pode ser resolvida em soluções com base na física. Portanto, este evento é relevante para o nosso campo também”, enfatizou a jovem.

A TECNOLOGIA ESTÁ EM TODO LUGAR – A engenheira de dados, Brenda Xavier, já participou de outra edição do evento como convidada, e hoje compõe o grupo de mentores. Ela afirma que o Hackathon é um evento inclusivo e qualquer pessoa pode participar.

Brenda Xavier é engenheira de dados e foi uma das mentoras do Space Apps Challenge

“É legal remover o estigma de que eventos de tecnologia são apenas para pessoas dessa área. Qualquer pessoa interessada em solucionar os problemas que nos afetam, está convidada a se juntar a nós. Tem participantes de diversas áreas, como humanas e biológicas. A tecnologia está em tudo e sempre há lugar para mais um”, disse a mentora.

RESULTADO – As equipes que mais se destacaram em Boa Vista, presencial e virtualmente, vão ser anunciadas nesta segunda-feira, 9, até às 19h. Os finalistas vão competir com pessoas do mundo inteiro. É uma verdadeira disputa entre ideias que mudam o mundo.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp