08/11/2023 às 16h43min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h43min
EM BRASÍLIA Albuquerque e Sampaio discutem questão migratória e segurança com Flávio Dino
Na reunião foram tratados temas relativos à segurança pública de Roraima, além da questão migratória.
- Fonte: Assessoria parlamentar
Os deputados Albuquerque e Soldado Sampaio com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em Brasília. Foto: Ascom/Parlamentar O Deputado Federal Albuquerque e o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima Soldado Sampaio, ambos do Republicanos/RR, se reuniram com Ministro da Justiça e Segurança Pública Flavio Dino, para levar demandas relativas à segurança e questão migratória em Roraima.
Os parlamentares demonstraram sua preocupação com o aumento da população carcerária devido a imigração e relataram os números de processos judicias relacionados a venezuelanos. Pediram recursos para fazer uma nova ala na Penitenciária de Monte Cristo para aumentar a capacidade de celas.
Outra questão tratada durante a reunião, foi a capacitação tanto dos membros da Força Nacional que estão no estado, como os Policiais Militares que atuam no policiamento ostensivo, para lidar com a atual realidade de Roraima, com inúmeras ocorrências envolvendo estrangeiros.
O Ministro Dino se mostrou sensível à situação e disse que o Governo Federal tem um dívida com o estado devido a imigração, que vai atuar junto presidente Lula para que o valor do ressarcimento já ganho no STF seja pago. A soma passa de R$ 400 milhões.
Flávio Dino afirmou ainda que vai destinar recursos do Fundo Penitenciário para a construção da nova ala na PAMC e que, até o final mês, o governo do estado deverá receber um helicóptero para auxiliar nos serviços de segurança pública. Outra boa notícia dada por Dino, é que nesta sexta dia 10, serão entregues aos 9 governadores da região Norte, novas viaturas, armamentos e equipamentos de segurança, em solenidade que ocorrerá na capital Amazonense.
Albuquerque e Sampaio saíram satisfeitos da reunião e confiantes no canal aberto deixado pelo ministro Flávio Dino, que se mostrou preocupado e profundo conhecedor das mazelas que afligem nosso estado.