10/11/2023 às 07h24min - Atualizada em 10/11/2023 às 07h24min
Prefeitura de Boa Vista constrói galerias de concreto na zona urbana e rural
Equipamentos foram instalados em 29 locais, substituindo pontes de madeira e melhorando a trafegabilidade
- Informações: Secom/Prefeitura
Foto: Divulgação/Semuc/Prefeitura A Prefeitura de Boa Vista está implantando 29 galerias de concreto nas áreas urbana e rural da capital. O investimento em infraestrutura muda a realidade dos moradores ao melhorar a mobilidade, além de reduzir gastos para o município.
O novo sistema necessita de menos manutenções que as antigas pontes de madeira. Além disso, a população consegue trafegar com mais segurança, tendo em vista o fechamento de valas e a criação de novos acessos.
Esse novo modelo de infraestrutura pode ser implantado com galerias simples, dupla ou tripla. Atualmente, elas beneficiam 13 pontos na zona rural e 16 na área urbana de Boa Vista.
“Todo ano, a prefeitura tinha que investir recursos para fazer a recuperação de pontes na cidade e na zona rural. Após estudos da Secretaria Municipal de Obras, verificamos que o município reduziria custos com a implantação dessas galerias. São ações como estas que contribuem para tornar Boa Vista cada vez mais em uma cidade inteligente, com maior mobilidade e infraestrutura mais eficaz, gerando economia e melhor aplicação dos recursos públicos”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Outro benefício da obra é a expansão das vias, pois as antigas pontes de madeira só permitiam a passagem de um veículo por vez. Com a substituição por galerias de concreto, a via fica com 7m de largura, podendo passar dois veículos em sentidos contrários.
O engenheiro agrônomo, Railin Rodrigues, 31, mora há três anos no PA Nova Amazônia, que fica na região do Murupu, e conta que tem acompanhado de perto o trabalho que a prefeitura vem fazendo para os moradores do campo que precisam escoar seus produtos para a cidade.
“Quando eram pontes de madeira nas vicinais, tínhamos uma certa vulnerabilidade porque essas pontes viviam quebrando. Os alunos que estudam nessa região tinham que descer para pegar outro transporte, sem falar nas nossas produções que eram difíceis de escoar. Quando a prefeitura trocou as pontes de madeira por galerias, melhorou 100%”, enfatizou.
Balanço: Na zona urbana da cidade, as galerias foram instaladas nos bairros: Raiar do Sol, Equatorial, Profª. Araceli Souto Maior/Centenário, Jardim Tropical/Jóquei Clube, Asa Branca/Cinturão Verde, Mecejana, Dr. Silvio Botelho e Alvorada. Já na zona rural, foram instaladas na região do Água Boa, Bom Intento e PA Nova Amazônia – Murupu.