07/12/2023 às 08h22min - Atualizada em 07/12/2023 às 08h22min
Exército de Cascavel integra regimento nacional para proteger fronteira com a Venezuela em Roraima
A medida ocorre em meio as tensões por conta do território de Essequibo. O Brasil quer evitar que a Venezuela use o território brasileiro para avançar dentro da Guiana
Blindados do Batalhão de Cascavel embarcaram para Roraima na manhã desta quarta-feira (6). Foto: CGN
Forças do Batalhão do Exército de Cascave (Paraná) partiram na manhã desta quarta-feira (6) em uma viajem de 20 dias para a região norte do país, onde vão integrar o efetivo nacional, visando garantir a segurança da fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima.
A medida ocorre em meio as tensões por conta do território de Essequibo. O Brasil quer evitar que a Venezuela use o território brasileiro para avançar sobre a Guiana. No último domingo (3), mais de 95% dos eleitores venezuelanos aprovaram em um referendo a anexação dessa região rica em petróleo, gás e minerais.
Assim, o Exército nacional está enviando efetivo e blindados para proteger a fronteira. Além dos equipamentos, de 130 a 150 homens serão enviados para serem incorporados à 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Com isso, vão transformar um esquadrão da região em regimento.
Além do Paraná, os militares saem do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Inicialmente irão para Belém, onde pegarão uma balsa do Exército até Manaus. De Manaus, seguem para o norte, até Boa Vista, onde permanecerão.