A magia do natal tomou conta da Praça Aderval da Rocha Ferreira, neste sábado (16). Em sua 10ª edição, o maior evento natalino de Roraima reuniu mais de 32 mil pessoas na zona oeste de Boa Vista e seguiu a tradição de encantar o público do início ao fim do espetáculo.
Segundo o Prefeito Arthur Henrique, há uma década, a prefeitura de Boa Vista mantém o compromisso de promover o Natal da Paz em um ambiente público, acessível e inclusivo para a população. “O espetáculo já faz parte da cultura do povo boavistense e graças ao esforço de toda equipe se tornou um dos maiores do país”, pontuou.
Famílias inteiras foram cativadas pela magia natalina. É o caso da aposentada Maria Sampaio, de 73 anos. Ela trouxe a neta para prestigiar o evento pela primeira vez. “Eu fiquei impressionada com o que vi. O cenário lindo, a praça cheia de gente de todas as idades. Com certeza esse dia vai ficar marcado na minha memória” disse.
Guardiões do Natal
O tema deste ano foi “Guardiões do Natal”. A história se passava em uma cidade chamada Imaginatal, famosa pelas festividades natalinas. Neste lugar, os moradores seguiam a tradição de se reunir em frente às casas, fazer grandes banquetes e cantar canções tradicionais de natal.
Certa noite de dezembro, a partir de toda a aura de encantamento, felicidade, união e gratidão, nasceram seis elementos: Fé, Energia, a Música, a Ceia, o Enfeite e o Presente. Com a harmonia desses elementos, eles se tornaram os Guardiões do Natal, responsáveis por proteger o Espírito do Natal da cidade.
Na cidade também encontram a Tecnologia, que faz referência aos tempos modernos ao mostrar que as pessoas estão cada vez mais conectadas, esquecendo da importância da convivência social e de momentos preciosos como o Natal. No entanto, a tecnologia não é vilã e nem heroína. Se bem usada tem o poder da união. Foi o que aconteceu. Ao se unir aos Guardiões, a Tecnologia os fortaleceu e tornou mais vivo o Espírito do Natal, ocupando o lugar de mais nova Guardiã.
“Esta apresentação foi repleta de momentos especiais. A que eu mais gostei foi a referência a tecnologia. Tenho filhos pequenos e adolescentes. Nós vimos a importância de priorizarmos os momentos juntos. Além de manter o espírito natalino no coração e espalhar essa luz a todos ao nosso redor” ressaltou a dona de casa Edlane Costa.
Uma noite mágica
O espetáculo criou um ambiente mágico. As luzes, as decorações coloridas deixaram o público encantado, especialmente as crianças, que ficaram maravilhadas durante as quase 1h30 de show.
Espetáculo no céu
A queima de fogos marcou o encerramento do espetáculo e arrancou aplausos do público. Um balé de drones formou imagens dos seis elementos Guardiões do Natal no céu e fez os boavistenses olharem para o alto para conferir o show à parte. Foram 10 minutos de apresentação inédita no evento.
Valorização e incentivo à cultura local
Além de encantar os nossos olhos e ouvidos, o Natal da Paz movimenta a economia local. Cerca de 400 profissionais são beneficiados direta e indiretamente durante o evento, como profissionais de montagem de palco, som, luz, projeção, logística, entre outros. Além dos ambulantes que têm a oportunidade de garantir uma renda extra.
Cuidado e proteção
Enquanto isso, na tenda da vacinação, muitas pessoas aproveitaram para atualizar a caderneta de vacina. Das 19h às 21h, os profissionais de saúde imunizaram a população contra Influenza e Covid-19, bastava apresentar o cartão de vacina e do SUS.