21/12/2023 às 16h01min - Atualizada em 21/12/2023 às 16h01min
Teresa diz que Roraima “andou para trás” e reafirma candidatura ao Governo se Denarium for cassado
- Com colaboração de Caique Silva
Teresa foi entrevistada no programa Rádio Verdade, do jornalista e vereador Bruno Peres. Foto: Assessoria Teresa Surita (MDB) confirmou nesta quinta-feira (21) ao Blog que será “candidata natural” ao Governo de Roraima numa eventual realização de eleição suplementar no ano que vem, caso Antonio Denarium (PP) tenha o mandato cassado no Tribunal Superior Eleitoral. “Se tiver nova eleição, vou atrás do meu sonho de ver Roraima ser um estado diferente", disse a ex-prefeita
O governador de Roraima já foi vencido em dois processos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por crimes cometidos na eleição passada, mas a perda do mandato só será consumada se for cassado também no TSE, onde os processos terão que transitar em julgados.
Derrotada por Denarium “numa eleição comprada”, disse ela, Teresa acha que a perda do mandato do governador não tem que ser vista como derrota para quem o elegeu tampouco para o Estado, “mas como uma nova possibilidade que se abre para novos projetos políticos”. “Ele [Denarium] foi cassado aqui [no TRE] e deverá ser cassado também em Brasília, porque as provas dos crimes cometidos são consistentes e robustas. Se houver uma nova eleição considero como natural a minha candidatura. Esse é o meu desejo, minha vontade, porque o sonho de governar Roraima permanece vivo dentro de mim. Eu mantenho vivo o meu sonho porque não quero que Roraima continue andando para trás. P que vivemos hoje é um estado de escândalos em sequência, um após o outro. E não vemos perspectiva de melhoras”, disse ela.
Teresa reiterou o sonho de governador Roraima durante entrevista no programa Rádio Verdade com o jornalista Bruno Perez, nesta quinta-feira, e aproveitou o momento para fazer um balanço do ano de 2023, com críticas fortes e contundentes à gestão de Antonio Denarium, para ela, “um desastre”.
" Meu sonho é fazer de Roraima um estado próspero e vou atrás desse sonho enquanto eu viver. Tem que haver compromisso. O projeto para desenvolver Roraima é político e não de poder. Roraima não acontece e isso vem de muitos anos e da maneira que esse Governo ai está posto, Roraima continuará nessa letargia sem nenhuma perspectiva de futuro. As pessoas precisam saber o que elas querem, se um estado transparente, que faz as coisas se transformarem para melhor, ou um estado com uma maternidade de lona. É possível sim que Denarium seja cassado em Brasília, e, se a lei for mesmo respeitada e tiver novas eleições, vou atrás dos meus sonhos", garantiu.
Teresa disse que é preciso falar sobre o rumo que Roraima deve ter, uma mudança onde as pessoas tenham saúde, educação, emprego, internet, energia, oportunidade de uma vida melhor. Ele disse que orçamento o Estado tem para isso e tem certeza de que é possível fazer, “mas é preciso vontade de um governo focado realmente no resultado para as pessoas, com programas sociais funcionando todos os dias e para todos. Me sinto absolutamente qualificada para cobrar esse governo, porque sei que dá para fazer", criticou Teresa ao relembrar a capacidade financeira do Estado, algo em torno de R$ 7 bilhões.
Sobre as últimas eleições estaduais, Teresa garantiu que continua em Roraima acompanhando de perto o cenário político. "Entendo que quando se perde uma eleição é momento de aceitar, refletir e avaliar. Temos que ter consciência naquilo que a gente faz, porque cada decisão minha é com muita responsabilidade. Enquanto isso, fiquei esperando a maternidade deixar de ser de lona, as escolas melhorarem, a fila de cirurgia no HGR acabar, a situação crítica do interior melhorar, mas infelizmente nada disso mudou", criticou Teresa.
Teresa voltou a questionar a situação da maternidade estadual, que atualmente funciona em uma estrutura improvisada de lona, trazendo sofrimento para mães e para os bebês que nascem lá. “O que dizer? É muito triste, chocante”,
"É uma coisa muito triste. Falo isso como mulher, mãe e pessoa que faz política. É uma coisa que toca na alma da gente, dói ver crianças morrendo, a gente batendo recordes de partos com problemas, insegurança das mães e outros problemas naquela estrutura improvisada de lona. Estou apenas apontando um caminho errado de gestão que está sendo seguido. Não me refiro a pessoas, mas a atitudes. É dever de um governo não deixar isso acontecer. Um governador é como uma bússola, aponta um norte e todos fazem juntos com união, com um mesmo objetivo. Não dá para aceitarmos, pois são cinco anos nessa situação e ela piorando a cada dia", completou Teresa.
Na avaliação de Teresa Roraima não aconteceu ainda com Denaium, porque o governo não tem compromisso com as pessoas, “é um governo de faz de contas, sem planejamento e faz tudo na base do improviso”. Ela disse que apesar de está no cargo há 5 anos, Denarium não mostrou capacidade de gestão e nem se consolidou como liderança política. “Ele não tem uma marca de gestão e está no levando para um buraco sem fim, nos levando para incertezas e as consequências serão desastrosas no futuro”.
Segundo Teresa para transformar Roraima é preciso ter coragem, determinação e comprometimento com o bem-estar das pessoas. “A política para mim é uma ferramenta de trabalho, de buscas para a melhoria da qualidade de vida da população. Eu nunca usei a política para atender meus interesses individuais e daqueles que estão comigo. Mas para atender as pessoas naquilo que elas mais necessitam”, disse.
GESTÕES NA PREFEITURA
Teresa relembrou ainda grandes marcas das suas gestões na Prefeitura, uma administração que deixou legados, transformou Boa Vista e ofereceu e oferece até hoje qualidade de vida à população. Fora da Prefeitura de Boa Vista há quase três anos, Teresa disse que ficou todo esse tempo atendendo muitas demandas, porque existe um reconhecimento grande do trabalho feito em Boa Vista.
“Fui convidada várias vezes para palestrar em diversos lugares e instituições importantes, com o Insper, FGV e outros, principalmente em São Paulo. Também fui homenageada na Câmara Federal com a medalha da 1ª Infância, tudo pelo trabalho que fiz pelas pessoas, em especial as crianças. Estou fora da prefeitura tá completando quase três anos, então tenho um grande legado de transformação na vida de muitas pessoas. E legado você deixa por muitos anos e por isso posso falar porque a população sabe desse trabalho”.
O Parque do Rio Branco, por exemplo, conta uma história de transformação na vida de milhares de moradores de Roraima. Uma transformação social e estrutural para a capital, onde vive 70% da população do estado. “Geramos empregos, indenizamos as famílias de forma justa, fortalecemos a economia, valorizamos imóveis e bairros. Foi realmente muito gratificante ter feito esse trabalho. Quando você olha hoje o Parque do Rio Branco, o que era e o que virou.", refletiu Teresa.
"Sei administrar bem o dinheiro público para as pessoas, para as famílias, as mães, o pai que precisa trabalhar, empresários. Eu não vendo ilusões, eu construo legados. Eu quero ver Roraima sair desse buraco. Quando você vê a nossa cidade, com relação a drenagem, iluminação, asfalto, pontes, calçadas, escolas, postos de saúde, ou seja, as maiores obras foram feitas nesses meus mandatos, e isso mudou a realidade do estado inteiro. Meu sonho é ver Roraima crescer assim como Boa Vista", disse Teresa Surita