28/12/2023 às 16h42min - Atualizada em 28/12/2023 às 16h42min

Comunidade Serra da Moça faz a primeira despesca de tambaquis com projeto-piloto da Prefeitura de Boa Vista

- Informações: Secom/Prefeitura
Fotos: Semuc/Divulgação
 

A comunidade indígena Serra da Moça encerra o ano de 2023 com bons resultados do projeto-piloto de piscicultura “Moro-Morí”, lançado em março deste ano pelo prefeito Arthur Henrique. Essa semana foi feita a despesca de 1,8 tonelada do peixe tambaqui, que já está sendo comercializado na cidade e nas comunidades indígenas vizinhas.

 

A despesca consiste na retirada de peixes dos viveiros para o consumo na comunidade como também para a comercialização. O prefeito Arthur Henrique ficou feliz em ver o resultado de todo esse trabalho dos piscicultores na própria comunidade indígena, com investimentos que a gestão faz à agricultura familiar.

 

“Oferecemos todo o suporte, desde a escavação dos tanques, capacitação dos produtores, entrega dos alevinos, fornecimento de ração durante todas as etapas, entrega dos equipamentos para monitoramento da qualidade da água e dos peixes, além da assistência técnica necessária durante o ciclo. Agora parte dos peixes, que pesam entre 2,5kg a 4kg, estão sendo comercializados e serão consumidos pela comunidade. Nossa proposta é alcançar brevemente todas as comunidades indígenas”, disse o prefeito.

 

O tuxaua da comunidade Serra da Moça, Alexsandro Chagas, conta que foi um privilégio os produtores receberem toda a capacitação para a criação dos alevinos, até chegar à despesca. “Foram cerca de nove meses de um trabalho que foi graças ao incentivo da prefeitura e estamos fazendo a primeira despesca, trazendo o fortalecimento da sustentabilidade e o incremento da economia da própria comunidade”, disse o tuxaua.

 

O técnico em piscicultura Juarez Barros é quem faz todo o acompanhamento do processo, desde a análise d’água até o fornecimento do tipo de ração adequada para cada fase de crescimento dos peixes.

 

“Sempre fazemos uma sondagem de onde será construído o tanque, depois povoamos com os alevinos e damos assistência técnica mensal do início ao fim, desde o curso teórico ao prático, até chegar na despesca. É um projeto da prefeitura que está dando certo e a proposta é a comunidade seguir adiante”, destacou.

 

MORO-MORÍ – Desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista, o projeto busca atender as 17 comunidades indígenas, beneficiando cerca de 800 famílias. A comunidade Serra da Moça foi a primeira a receber essa iniciativa, com 12 famílias de produtores da região atendidas. As próximas a fazer a despesca são as comunidades Campo Alegre, Darôra, Vista Alegre e Ilha, que está prevista para o mês de fevereiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp