03/01/2024 às 19h56min - Atualizada em 03/01/2024 às 19h56min

Blindados do Exército chegam a Roraima para protejer fronteira com Venezuela

Brasil tem sido contrário ao conflito secular sobre região de Essequibo

- Fonte: Exército Brasileiro
Blindados chegaram a Boa Vista nesta terça-feira e serão incorporados a uma brigada mecanizada. Foto: Exército Brasileiro
As tropas com destino à fronteira entre Brasil e Venezuela já estão em Boa Vista, Roraima. O comboio conta com 33 viaturas, sendo 16 delas blindadas, compradas por R$ 1,5 milhão em 2019. 

A medida é uma resposta às movimentações que ocorrem entre Guiana e Venezuela pela disputa de Essequibo, área rica em petróleo. O objetivo é impedir que o território brasileiro seja usado indevidamente.

No início de dezembro, o ditador venezuelano Nicolás Maduro organizou um plebiscito que resultou em 95% dos venezuelanos a favor da anexação do território de Essequibo. O presidente Lula, ao comentar sobre o potencial conflito entre os dois países vizinhos, pediu por "bom senso" de ambas as partes, defendendo uma solução diplomática e pacífica.
O reforço nas ações militares nas áreas de fronteira com Venezuela começaram após Nicolás Maduro manter a consulta pública, contrariando a determinação da Corte Internacional de Justiça (CIJ) que proibia Caracas de tomar medidas para anexar a região. A possibilidade de redefinição da fronteira da Venezuela de forma não pacífica "preocupa" o governo brasileiro.

Enviados pelo Ministério da Defesa, os veículos chegaram na terça-feira (2) após percorrerem mais de seis mil quilômetros pelo País. A viagem iniciada no dia 6 de dezembro, em Cascavel (PR), tinha previsão para durar 20 dias.

As viaturas blindadas multitarefas leve sobre rodas Guaicuru prometem manter a segurança na fronteira. Com a chegada dos blindados, o Estado passa a ter 28 veículos desse modelo. Batizado em homenagem a indígenas da região Centro-Oeste, o Guaicuru foi projetado para situações que incluem o emprego em operações de reconhecimento, missões de segurança e ações contra forças irregulares. 


 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp