A magistrada Joana Sarmento de Matos tomou no cargo de Juíza Titular do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), para o biênio 2023-2025. A juíza assumiu o cargo após o término do biênio do juiz Elvo Pigari Júnior. Com a posse, o Pleno do TRE-RR passou a ter a seguinte composição: desembargadora Elaine Bianchi (presidente), desembargadora Tânia Vasconcelos (vice-presidente/corregedora), Luiz Alberto Morais Júnior (juiz estadual), Joana Sarmento (juíza estadual), Ataliba de Albuquerque Moreira (jurista), Francisco de Assis (jurista) e Felipe Bouzada Flores Viana (juiz federal).
JOANA SARMENTO DE MATOS
Graduou-se em Direito no Instituto Vianna Junior em 2003. Tem especialização em Direito Público pela Universidade do Grande Rio em 2005. Exerceu atividade advocatícia de 2004 a 2010. Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima – UERR em 2022. Doutora em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino - UMSA, Buenos Aires, Argentina.
Entre os anos de 2004 e 2005 fez o curso de especialização em Direito Público pela Universidade do Grande Rio. Ainda em 2004 foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, atividade que exerceu de forma ininterrupta até meados de 2010.
Atuou ainda como docente na Faculdade do Sudeste Mineiro na cadeira de Direito Penal de 2009 até meados de 2010, quando assumiu o cargo de Juíza na Magistratura Estadual de Roraima (TJ-RR). Concluiu os créditos em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Argentino em 2007. Mestranda em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade Estadual de Roraima em 2022.