05/01/2024 às 16h30min - Atualizada em 05/01/2024 às 16h30min

Arthur Henrique lança “Castra Móvel” para atender cães e gatos com serviços de castração e chipagem gratuita

O serviço será oferecido para famílias de baixa renda que possuem animais de estimação. A ação é promovida pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses

- Informações: Secom/Prefeitura
Fotos: Comunicação/Prefeitura

Garantir a saúde e o bem-estar dos animais de estimação é essencial para as famílias roraimenses. Por isso, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, lançou nesta sexta-feira, 5, o Castra Móvel para auxiliar os tutores nessa missão. O veículo é itinerante e a primeira região contemplada é a zona oeste, onde a equipe ficará no Parque Germano Augusto Sampaio por 30 dias.

A iniciativa visa levar os serviços municipais de saúde voltados aos animais para toda a capital, ou seja, descentralizar o atendimento. Para participar, basta se cadastrar no site zoonoses.boavista.rr.gov.br e aguardar ser chamado. O primeiro bairro a ser atendido é o Pintolândia, mas a ação não para por aí. Segundo o prefeito Arthur Henrique, os locais que recebem o Castra Móvel são definidos conforme a demanda da população.

“A cada mês, o veículo vai se deslocar para um bairro diferente. Definimos esses locais seguindo a demanda que chega até nós, então a população também participa do processo. Tenho cinco cachorros muito amados e sei que a castração é importante. Todos os interessados devem se cadastrar no site para que o procedimento ocorra da melhor forma. Os animais estarão seguros com nossa equipe”, disse.

Quem aproveitou a oportunidade foi a moradora, Elen Cristina, de 42 anos. A amazonense mora em Boa Vista há 26 anos e é tutora da Belinha, de 5 aninhos, uma cadela Sem Raça Definida (SRD). Para Elen, Belinha é considerada e tratada como uma filha. Ela ganhou até um vestido de crochê vermelho para sair estilosa nas fotos.

“Sempre quis que a Belinha fosse castrada, mas não podia arcar com o valor da cirurgia. Logo fiz o cadastro porque isso beneficia a saúde dela, que é o mais importante para mim. Quero evitar uma gestação indesejada para não correr o risco de haver mais cachorros abandonados, pois é de partir o coração e nem todo mundo toma os cuidados necessários”, frisou Elen.

A Prefeitura de Boa Vista visa também o controle populacional desses animais

Desde 2019, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove a castração dos animais sob os cuidados de famílias em vulnerabilidade social por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). A secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, afirma que o número de cirurgias será ampliado com o Castra Móvel.

“Atualmente, atendemos cerca de 150 animais por mês nas clínicas veterinárias credenciadas. Com o Castra Móvel, esse número vai aumentar para 350 castrações mensais. Já são mais de 4 mil animais castrados desde o início do projeto em 2019. Isso ajuda no controle populacional, diminuindo o número de animais na rua”, contou a secretária.

O LUGAR DELES É DENTRO DE CASA – Não são apenas animais abandonados que acabam indo para a rua. A equipe de veterinários do Castra Móvel afirma que, durante o cio, os animais domésticos podem fugir para reproduzir. Para a moradora do bairro Pintolândia, Maria Eduarda, de 16 anos, esse é um problema que será evitado entre as suas gatas: Dona Márcia e Madalena. Adotadas juntas, as irmãs têm sete meses.

“A Dona Márcia gosta de ficar em casa no conforto do ar-condicionado, mas a Madalena costuma fugir. Isso gera muita preocupação, então acredito que a castração vai ser o ideal. Espero que assim ela fique sempre com a irmã, recebendo muito carinho da família”, contou a adolescente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp