02/02/2024 às 11h50min - Atualizada em 02/02/2024 às 11h50min

URGENTE: Justiça Federal determina afastamento de Cecília Lorenzon da Sesau por suspeita de corrupção

- Com informações: G1RR/Roraima em Tempo
Cecília foi afastada do Cargo por suspeita de envolvimento com atos de corrupção na Secretaria de Saúde

A Justiça Federal determinou o afastamento da secretária de Saúde do Governo de Roraima, Cecília Lorezon Basso. A decisão é desta sexta-feira (2). Com a determinação, Cecília fica proibida de contratar, ser nomeada ou continuar no exercício de cargos comissionados, efetivos e/ou políticos.

Além disso, a secretária não poderá licitar com o Poder Público em todas as suas esferas (Federal, Estadual e Municipal). E, por fim, Cecília fica proibida de acessar ou frequentar a sede da Secretaria de Saúde (Sesau).

Pela manhã, além da casa de Cecília, policiais federais também cumpriram mandados de buscas e apreensão na sede da Secretaria de Saúde (Sesau) e no Hospital Geral de Roraima, o maior do estado. Cecília Lorenzon está no cargo de secretária desde fevereiro de 2022.

Cecília Lorenzon também foi proibida pela Justiça Federal de contratar, ser nomeada ou continuar no exercício de cargos comissionados, efetivos e/ou políticos, e de licitar com o poder público em todas as esferas. Operação Higeia: Casa da secretária de Saúde é alvo da PF em operação contra fraudes para cirurgias ortopédicas

De acordo com as investigações da Polícia Federal, as contratações de empresas que prestam serviço para a Saúde foram feitas "sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU)".

Quem é Cecília Lorenzon

Cecília Lorenzon é advogada e está no cargo de secretária de Saúde desde fevereiro de 2022. Ela foi a 10ª pessoa a ser nomeado para o cargo pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP). À época, ela assumiu a função no lugar de Leocádio Vasconcelos. Antes disso, ela tinha sido nomeada para o mesmo cargo em 2020, na pandemia de Covid-19, mas foi substituída.

Em setembro de 2023, o marido de marido da secretária, Wilson Fernando Basso, que é dono de uma empresa de produtos farmacêuticos, foi alvo da Polícia Federal durante a operação Hipóxia, que apurava a suspeita de superfaturamento na execução de contrato com duas empresas para serviços de recarga de oxigênio, insumos hospitalares e farmacêuticos ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).

Em fevereiro de 2023, Cecília Lorenzon fez um comentário após a repercussão de imagens de uma grávida jogada no chão enquanto esperava por atendimento na maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A unidade funciona de forma provisória num espaço conhecido como "maternidade de lona". À época, ela disse "pessoas se prestam a dar show" ao comentar o vídeo da grávida.

Operação Higeia

A operação Higeia investiga a existência de uma estrutura criminosa organizada suspeita de fraudar procedimentos licitatórios na área da prestação de serviços de traumatologia e ortopedia, culminando na adesão de uma ata de registro de preço licitada pelo governo do Acre.

Foram expedidos dez mandados de busca e apreensão pelo Tribunal Federal da 1ª Região, para serem cumpridos em Boa Vista, capital de Roraima, em Cuiabá (MT), e Goiânia (GO), além da determinação para bloqueio de bens de mais de R$ 30 milhões dos investigados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp