06/02/2024 às 08h21min - Atualizada em 06/02/2024 às 08h21min

Prefeitura Boa Vista inicia recadastramento de estudantes para uso de biometria facial no transporte público

Os atendimentos ocorrem no Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley, no Centro de Boa Vista

Fotos: Semuc/Divulgação

Com o retorno das aulas, tanto na rede pública como na particular, a Prefeitura de Boa Vista, fará o recadastramento dos estudantes que utilizam o transporte público coletivo. A campanha é uma parceria com a Cidade de Boa Vista Transportes Urbanos Ltda., empresa responsável pelo transporte público coletivo na capital, e começa nesta segunda-feira, 5, seguindo até o dia 5 de março.

O recadastramento é gratuito e o processo é necessário para implementar a biometria facial, tecnologia presente nos novos validadores de bilhetagem eletrônica. O registro da biometria facial veio para evitar fraudes no uso dos cartões.

O novo sistema reconhece a identidade da pessoa a partir de uma imagem capturada pela câmera integrada ao aparelho. A imagem é comparada com a foto do cadastro do usuário e, se houver compatibilidade, o acesso é liberado. Caso contrário, o cartão pode ser bloqueado e o usuário pode ser notificado.

“Começamos ainda no mês de janeiro a campanha de recadastramento com os idosos e Pessoas com Deficiência (PCD), que têm gratuidade total.Agora estamos contemplando os estudantes que têm direito a desconto de 50% na tarifa”, explicou o gerente da empresa concessionária, Tiago Lima.

Atualmente, 10 mil estudantes utilizam o transporte público coletivo em Boa Vista e o processo visa garantir maior segurança, agilidade e prevenir fraudes. Os atendimentos ocorrerão em uma sala da fiscalização de transporte, no Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley, no Centro de Boa Vista, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h.

Sala de fiscalização de transportes, no Terminal de Ônibus Urbano – José Campanha Wanderley

No momento do recadastramento os estudantes devem apresentar os seguintes documentos:

  • - RG;
  • - CPF;
  • - Documento pessoal do pai/mãe ou responsável;
  • - Comprovante de residência;
  • - Declaração de matrícula ou comprovante de vínculo com a instituição de ensino.

A diretora de Mobilidade Urbana da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Nádia Pereira, explicou ainda que durante a campanha de recadastramento os estudantes vão conseguir utilizar o cartão antigo, porém, não será mais possível fazer novas recargas nele.

“Para fazer uma recarga, o estudante precisará ter o cartão novo. Ao fazer o recadastramento, o saldo presente no cartão antigo migra para o novo”, pontuou. 

Fonte: Semuc/Prefeitura


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp