10/02/2024 às 08h50min - Atualizada em 10/02/2024 às 08h50min

CONTEÚDO PATROCINADO: Assembleia Legislativa de Roraima tem mais de 60 documentários disponíveis no YouTube

Fotos: SupCom/ALE
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tem se debruçado em retratar a realidade social por meio de documentários produzidos pela TV Assembleia, canal 57.3, que ficam disponíveis gratuitamente no canal da Casa no YouTube. São mais de 60 produções audiovisuais - algumas com mais de 1h de duração - que abordam diferentes temáticas de interesse social. Assista a todos os documentários

Para o presidente do Parlamento Estadual, deputado Soldado Sampaio, os documentários feitos pela emissora legislativa são uma ferramenta importante para fomentar o debate popular e fortalecer a participação da sociedade com pautas de interesse social discutidas pelo Poder Legislativo.

“Esta Casa tem priorizado a população nos debates políticos, e os documentários servem para ampliá-los, ouvindo o cidadão e trazendo especialistas nos assuntos. É um excelente trabalho que vem sendo feito pela Superintendência de Comunicação, que tem buscado todos os dias aproximar a sociedade do Legislativo”, acrescentou Sampaio.
De acordo com a diretora de TV e Rádio do Poder Legislativo, Camila Dall’Agnol, somente no ano passado, a emissora estreou 16 documentários. Um dos mais recentes trata do programa “Parlamento Jovem”, que permitiu a adolescentes viverem a experiência parlamentar na Assembleia Legislativa. Para este ano, outros já estão sendo discutidos, sempre com foco em temas regionais, que aprofundem discussões de interesse público.

“Um deles aborda o aniversário de 18 anos do Batalhão da Polícia Militar em Rorainópolis, e nele trazemos um contexto histórico da região. Outro foi sobre como as mudanças climáticas têm provocado mais calor em Roraima. Fomos para o interior, mostramos como as leis estaduais aprovadas refletem no dia a dia da população. A TV Assembleia busca produzir materiais que impactam a vida do cidadão”, disse Camila.

 
As sugestões de assuntos vêm de diferentes lados: da população, das equipes de comunicação da Assembleia Legislativa e dos deputados. Segundo o repórter Willians Dias, responsável pelas produções, a partir disso são acionadas instituições públicas, organizações sociais e outras fontes, para que as discussões sejam aprofundadas.

“Contamos com uma parceria importante de órgãos públicos para debater sobre problemas sociais, sobre os quais precisamos dialogar. Os documentários oferecem essa possibilidade, porque é um produto de uma duração maior, de 30, 40 e até 60 minutos, que permitem aprofundar temas que, normalmente, em uma reportagem de 3 minutos não é possível”, enfatizou o profissional.


O documentário com o maior número de visualizações é “Raposa Serra do Sol: Cultura e História”, produzido na maior reserva indígena em área contínua do mundo, que tem conflitos armados no seu contexto histórico. Willians Dias descreve o momento como “instigante”, porque as comunidades precisam ser valorizadas.


“É muito importante o Poder Legislativo proporcionar isso por meio de um documentário contando a história e a cultura desse povo. Eu vivi por três dias na comunidade Raposa Serra do Sol I uma experiência que nunca vou esquecer. Foi importante para minha vida pessoal e profissional, pois tive a dimensão de quão rica é a cultura indígena. Contar isso é gratificante, principalmente por saber que a produção foi tão bem recebida”, enfatizou Dias.


 

 
Conteúdo Produzido por: SupCom/Assembleia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp