18/02/2024 às 07h26min - Atualizada em 18/02/2024 às 07h26min

INACREDITÁVEL: Denarium coloca Cecília Lorenzom de volta à Sesau apesar de investigada pela PF

O decreto de número 105-P, publicado no Diário Oficial do Estado de Roraima na última sexta-feira (16), assinado pelo governador Antonio Denarium, revoga decretos anteriores que haviam afastado Lorenzon de suas atividades e restringido seu acesso às dependências da Sesau.

Afastada do cargo sob fortes acusações de desviar dinheiro da Sesau, participar de licitações fraudulentas e envolvimento em organização criminosa – esses fatos constam em inquérito da Polícia Federal na operação Higeia, executada em Boa Vista no começo deste mês – Cecília Smith Lorenzon Basso reassumiu o comando da Secretaria Estadual da Saúde.

O decreto de nº 105-P que revoga decisões anteriores proferidas pela desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal, que afastou Cecília e a proibiu de ter acesso à sede da Secretaria, foi assinado pelo governador Antonio Denarium (PP) e publicado no Diário Oficial do Estado neste final de semana, com data do último dia 16.
 
O afastamento de Cecília ocorreu no dia 6 deste mês em consequência da operação Higeia, deflagrada pela Polícia Federal, que teve a residência de Lorenzon como um dos alvos de busca e apreensão. A operação tinha como foco investigar suspeitas de fraudes em cirurgias ortopédicas no estado.

As investigações da Polícia Federal apontam para irregularidades nas contratações de empresas que prestam serviços para a saúde, alegando que foram realizadas “sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU)”.
 
Quem é Cecília Lorenzon
Cecília Lorenzon é advogada e está no cargo de secretária de Saúde desde fevereiro de 2022. Ela foi a 10ª pessoa a ser nomeado para o cargo pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP). À época, ela assumiu a função no lugar de Leocádio Vasconcelos.

Antes disso, ela tinha sido nomeada para o mesmo cargo em 2020, na pandemia de Covid-19, mas foi substituída.

Em setembro de 2023, o marido de marido da secretária, Wilson Fernando Basso, que é dono de uma empresa de produtos farmacêuticos, foi alvo da Polícia Federal durante a operação Hipóxia, que apurava a suspeita de superfaturamento na execução de contrato com duas empresas para serviços de recarga de oxigênio, insumos hospitalares e farmacêuticos ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).

Em fevereiro de 2023, Cecília Lorenzon fez um comentário após a repercussão de imagens de uma grávida jogada no chão enquanto esperava por atendimento na maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A unidade funciona de forma provisória num espaço conhecido como "maternidade de lona". À época, ela disse "pessoas se prestam a dar show" ao comentar o vídeo da grávida.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp