19/02/2024 às 20h50min - Atualizada em 19/02/2024 às 20h50min

Comitiva da Jordânia visita Boa Vista para conhecer iniciativas voltadas à Primeira Infância

O grupo cumpre agenda até terça-feira, 20, com visitas a equipamentos públicos e projetos direcionados às crianças

Uma comitiva da Jordânia está em Boa Vista para conhecer iniciativas voltadas à primeira infância desenvolvidas na capital. O grupo é composto por representantes do governo, líderes de organizações não governamentais (ONG’s) e engenheiros especializados em planejamento urbano. Além disso, conta com a participação de membros da Fundação Van Leer no Brasil, Jordânia e Holanda.

Até esta terça-feira, 20, o grupo cumpre uma extensa programação, que se iniciou com uma reunião no Palácio 9 de Julho com o Comitê da Primeira Infância, formado por membros das secretarias de obras, educação, tecnologia e inovação, turismo e cultura, habitação e urbanismo, social, comunicação, saúde e de finanças.

Durante a reunião foi apresentado o “Cidade Social”, plataforma exclusiva da prefeitura desenvolvida para identificar, de forma efetiva, famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo a integração de dados de todas as áreas da prefeitura. Na oportunidade, foram destacadas as melhorias feitas no sistema em parceria com a Fundação Van Leer (FVL).

Comitiva conheceu o programa Família que Acolhe, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista

“Estive aqui em 2019 e estou impressionada com os avanços do trabalho voltado à primeira infância feito em Boa Vista. Jordânia pode aprender muito com isso, levando para o país, que tem muitos desafios similares aos nossos, esse exemplo de como um município pode ajudar de fato, no desenvolvimento das crianças e de uma família como um todo”, explicou Andrea Torres, diretora de apoio a Programas e Aprendizagem da FVL, na Holanda.

PROTAGONISMO - Boa Vista recebe pessoas do mundo inteiro que vêm conhecer a política pública de primeira infância desenvolvida na cidade. Isso porque Boa Vista foi a primeira capital do Brasil a instituir um programa voltado, exclusivamente para as crianças, o ‘Família que Acolhe (FQA)’ e se tornou referência mundial.

“É uma grande satisfação saber que somos modelo para iniciativas como essa no mundo inteiro. Nossa cidade é toda pensada e planejada para a primeira infância, desde as nossas escolas, abrigos de ônibus, Unidades Básicas de Saúde, os espaços públicos. Nos eventos promovidos pela prefeitura, os pequenos sempre contam com uma atenção especial: espaço para leitura, pinturas e brincadeiras, além de fraldário e cantinho de amamentação para que mamães e bebês tenham mais conforto. Essas trocas de experiência são fundamentais e servem para fortalecermos ainda mais o trabalho desenvolvido em Boa Vista”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Membros da comitiva agradeceram por teram a oportunidade de conhecer o FQA

Segundo Amal Ireifij, diretora geral do Royal Health Awareness Society (Sociedade Real de Conscientização da Saúde) na Jordânia, essa troca de experiências é importante para que boas práticas e iniciativas possam ser replicadas em outras partes do mundo.

“Estou muito grata com essa oportunidade de conhecer de perto o trabalho pela primeira infância desenvolvida em Boa Vista. É uma forma de obtermos conhecimentos técnicos e científicos para aplicarmos esse modelo de sucesso na Jordânia”, disse.

BOAS PRÁTICAS – Conforme Farah Jadallah, representante da FVL na Jordânia, a ideia é levar como exemplo os conhecimentos e projetos voltados à primeira infância aplicados em Boa Vista.

“Temos uma comitiva de 11 participantes da Jordânia, membros do governo federal e da sociedade civil. Eles vieram justamente conhecer os equipamentos de educação, assistência social, saúde e claro, os projetos da prefeitura pela primeira infância. Estamos encantados com o programa Família Que Acolhe que integra todas essas políticas voltadas para as crianças e também para os seus cuidadores”, afirmou.

Farah Jadallah é representante da FVL na Jordânia e acompanhou de perto os trabalhos da primeira infância

Para a secretária municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres, é sempre um privilégio recepcionar pessoas de todos os lugares do mundo e mostrar um pouco do que é desenvolvido em Boa Vista. “É um trabalho que a gente faz com muita dedicação, compromisso e buscando melhorias contínuas. Então, servir de referência como uma boa prática só mostra que estamos no caminho certo na construção de uma política de primeira infância de qualidade”, disse.

AGENDA DE VISITAS – A comitiva também visitou nesta segunda, 19, a sede do FQA, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Centenário e Bosque dos Papagaios. Nesta terça, 20, o grupo visitará a UBS Aygara Motta, para conhecer o chamado ‘Baby Spa’, serviço oferecido no local com o objetivo de incentivar o cuidado e o desenvolvimento das crianças nos primeiros meses de vida.

O CRAS do bairro Centenário também foi um dos pontos visitados pela comitiva da Jordânia

O grupo também visitará o Núcleo de Creches Cidade Satélite, Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino, Caminhos da Primeira Infância na Praça do Nova Cidade e Complexo Ayrton Senna.

Por Marcus Miranda e Wandilson Prata (Semuc)
Fotos: Semuc/Prefeitura


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp