22/02/2024 às 08h10min - Atualizada em 22/02/2024 às 08h10min

Colapso de mina de ouro ilegal na Venezuela deixa ao menos 15 mortos

Ativistas denunciam o 'ecocídio' na região e a exploração de crianças e mulheres

Colapso de mina de ouro ilegal na Venezuela deixa 15 mortos e váriso feridos. Foto: Pableysa Ostos/AFP
Uma mina de ouro ilegal em um local remoto do sul da Venezuela ruiu, provocando pelo menos 15 mortos, segundo um balanço anunciado nesta quarta-feira (21) pelo presidente do país, Nicolás Maduro. O acidente ocorreu na tarde de terça-feira na mina "Bulla Loca", a sete horas de rio de La Paragua (estado de Bolívar, no sul do país). Dezenas de pessoas trabalhavam na pedreira a céu aberto quando repentinamente caiu uma avalanche de terra, cobrindo vários dos mineiros, enquanto outros conseguiram saltar aterrorizados, segundo um vídeo divulgado pelas autoridades.

“Até agora temos 15 mortos e 11 feridos”, disse Maduro ao ler na televisão estatal uma reportagem que lhe foi enviada pelo governador do estado, Ángel Marcano. Anteriormente, Yorgi Arciniega, prefeito do município de Angostura, que inclui La Paragua, disse à AFP que tinha um número provisório de mortos de 25 mortos e 15 feridos.

O relatório lido por Maduro descreve as declarações de Arciniegas aos meios de comunicação como “um ato de desespero” diante da tragédia. Os familiares aguardavam notícias em Puerto Guacara, em La Paragua, cerca de 750 km a sudeste de Caracas e de onde partiram os barcos para a mina "Bulla Loca".

Parentes de um dos mineiros mortos choraram inconsolavelmente enquanto carregavam seu corpo no porta-malas de um caminhão dentro de uma caixa de madeira. Eles o levaram para uma pequena casa com telhado de zinco, onde sua mãe abraçou outros parentes. “Meu irmãozinho, meu irmãozinho”, gritou uma menina perto do corpo, coberta com um lençol em uma sala lotada para o velório.

Grupos de jovens em motocicletas acompanhavam os caminhões com os corpos trazidos da mina. Vários gravaram os cortejos fúnebres com seus celulares. “Pedimos que nos apoiem com helicópteros para retirar os feridos”, disse à AFP uma mulher que esperava notícias do cunhado, pai de três filhos de 4, 6 e 7 anos.

"Avaliação de danos"
Os feridos foram levados ao hospital da capital do estado, Ciudad Bolívar, a cerca de 200 km da mina onde trabalhavam cerca de 200 pessoas, segundo estimativas do governo. Uma equipe de resgate também viajou de Caracas para a área para apoiar os esforços de busca.

“Estamos realizando uma avaliação de danos e análises de resgate e trabalhando na realização de um levantamento”, disse à AFP o vice-ministro de gestão de riscos e proteção, Carlos Pérez Ampueda.

Em La Paragua, muitos estabelecimentos comerciais não abriram as portas. Em dezembro passado, pelo menos 12 pessoas morreram após o desabamento de uma mina na comunidade indígena de Ikabarú, neste mesmo estado, onde dias antes havia ocorrido um “desabamento parcial” sem deixar vítimas.

A região do arco mineiro de Bolívar, que abrange parte da Amazônia, possui uma área de 112 mil km2 com grandes reservas de ouro, diamantes, ferro, bauxita, quartzo e coltan. É uma área explorada pelo governo, mas também ocupada por grupos ilegais e gangues criminosas.

“Isso estava por vir”, comentou Robinson Basanta, morador do local, referindo-se às condições inseguras em que trabalham os mineiros, a maioria deles em situação de extrema pobreza. “Esta mina libertou muito ouro (…) As pessoas vão lá por necessidade para sobreviver”, acrescentou o homem.
 
Fonte: O Globo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp