24/02/2024 às 16h49min - Atualizada em 24/02/2024 às 16h49min

Avanço das queimadas obriga Governo de Roraima decretar Situação de Emergência em nove municípios

Fotos: Secom/RR
Na manhã deste sábado (24) o governador Antonio Denarium decretou Situação de Emergencia nos municípios de Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã, em razão do agravamento da estiagem e do avanço das queimadas qeu se tornaram incontroláveis. 

A assinatura do decreto ocorreu durante reunião no auditório do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), com a presença do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, e dos componentes do Gabinete de Crise criado em outubro de 2023: o comandante-Geral do CBMRR e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Anderson Carvalho, o subcomandante, Gewrly Batista, secretários de Estado e presidentes de autarquias.
O objetivo do encontro foi alinhar as ações de combate à estiagem e incêndios florestais que vêm atingindo parte do Estado.
 
De acordo com o governador, o Corpo de Bombeiros Militar está coordenando as ações necessárias para atender toda a população de Roraima. Haverá uma segunda reunião com representantes de todas as secretarias no final da tarde deste sábado, 24, para ajustes de novas ações integradas. Na segunda-feira, 26, está prevista uma reunião com os prefeitos de todos os municípios do Estado.
 
O governador ressaltou ações que já estão sendo desenvolvidas e pediu o apoio da população para fazer uso racional da água e evitar provocar queimadas.
 
De novembro de 2023 até fevereiro deste ano, foram registrados 3.190 focos de incêndio em todo o Estado. É o maior número no período em toda a história. Só em fevereiro, foram 1.709. O nível do Rio Branco está em -0,07cm (o nível da régua vai até -0,60cm). Em 2023 o nível mínimo registrado foi de 2,26m.
 
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho, destacou que várias ações já foram implementadas.

 

“Hoje tivemos mais uma reunião do Comitê de Crise da Operação Verão Seguro, reunindo toda a estrutura do Governo que compõe o comitê. A Operação é dinâmica e já vem sendo realizada desde outubro, com diversos atendimentos em todo o Estado. Só que desde a semana passada, tivemos um agravamento da situação. Vários focos de incêndio eclodiram. Com isso, novas ações precisam ser implementadas, a exemplo da decretação de situação de emergência em alguns municípios do Estado. Novas ações serão desenvolvidas para fazer frente à situação e minimizar os danos, dando a devida resposta nesse atendimento à população”,
ressaltou.
 
Atualmente 364 militares estão atuando na operação. Foram realizadas 5.611 visitas de orientação a propriedades rurais, 1.012 combates a incêndios, ajudando a preservar uma área de cerca de 2,6 milhões de hectares.
 
O presidente da CAER (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), James Serrador, destacou o trabalho que já está em andamento.

 

“O Governo do Estado, por meio CAER, já vem desenvolvendo várias ações. Estamos com o nosso processo de contratação de poços artesianos, atendendo Pacaraima com caminhão pipa para reforçar o abastecimento de água. Estamos concluindo a adutora do Raiar do Sol para o Brigadeiro. Melhoramos a condição do fornecimento de água no Brigadeiro e no Araceli. Ontem estivemos em Rorainópolis fazendo a limpeza dos poços e a substituição de bomba de captação, praticamente duplicando a capacidade de captação de água bruta e a produção de água potável. O Governo está com ações efetivas e hoje estamos alinhando novas ações”
,
disse.
 
Uma das principais medidas tomadas pelo Governo de Roraima para a mitigação dos efeitos da estiagem é a suspensão imediata do ciclo oficial de queimadas. A medida, efetivada pela Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que coordena esse calendário, está valendo desde a quarta-feira, 21.
 
O presidente da Femarh, Glicério Fernandes, falou das ações desenvolvidas. “Estamos numa situação de combate aos incêndios florestais e queimadas irregulares e, em alguns municípios, já realizando atividades complementares de abastecimento de água. Essa reunião é muito importante para o alinhamento de novas ações”, destacou.
 
Informações e fotos: Secom/RR
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp