28/02/2024 às 21h38min - Atualizada em 28/02/2024 às 21h38min
BR-174 e 401 foram incluídas em rota de integração com a Guiana, afirma Helena Lima
A deputada federal Helena Lima comemora o projeto de integração com os ministros Renan Filho e Simone Tebet. O projeto de integração sul-americana apresentado nesta quarta-feira, 28, pelo governo brasileiro, na 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), em Georgetown (Guiana) inclui a Rota da Ilha das Guianas, que compreende integralmente os estados do Amapá, Roraima e partes do território do Amazonas e do Pará, informou a deputada federal Helena Lima (MDB).
Conforme ela, integram a rota no território roraimense a BR-174 e a BR-401. “O ministro dos Transportes, Renan Filho, detalhou que a 174 será totalmente revitalizada e a BR-401, no trecho entre Bonfim e Normandia, será asfaltada.
Já a ministra do Planejamento, Simone Tebet, informou que recursos já estão previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a previsão é que as obras sejam concluídas até 2026”, destacou.
Juntas, essas duas rodovias formarão um grande corredor com a conclusão da pavimentação da estrada Lethen-Lindem, na Guiana, para escoamento da produção de Roraima e dos estados do Norte, através do Porto de Georgetown.
A ministra Tebet observou ainda que o objetivo é promover a integração do território de 12 países da América do Sul com os 11 estados brasileiros fronteiriços: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina, incluindo rodovias, portos e aeroportos.
“Essa integração é muito importante para a economia de Roraima, para a geração de emprego e renda. Venho defendendo esse projeto na Câmara Federal e estou muito feliz de ter participado dessa conferência da Caricom, onde esse projeto foi consolidado e será finalmente executado”, salientou Helena.
Informações e fotos: Assessoria Parlamentar