14/03/2024 às 17h40min - Atualizada em 14/03/2024 às 17h40min

Arthur Henrique assina Ordem de Serviço para elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista

A população será ouvida ao longo da construção do PMU por meio de reuniões comunitárias e audiências públicas

Fotos: Semuc/Prefeitura
O prefeito Arthur Henrique (MDB) assinou na tarde desta quinta-feira (14), no Palácio 9 de Julho, a Ordem de Serviço para início dos trabalhos de elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Boa Vista. Um comitê gestor foi montado com membros de 13 secretarias e órgãos municipais com apoio da Certare Engenharia e Consultoria Ltda. para a elaboração do documento.
 
O PMU orienta a política de mobilidade de uma cidade e estabelece diretrizes para o sistema de transporte público, incluindo a rede cicloviária, e mapeia as obras necessárias para melhorar o deslocamento de forma sustentável, considerando a melhor forma de ir e vir das pessoas. O prefeito Arthur Henrique afirmou que a previsão de conclusão é de 12 meses e destacou a importância dessas diretrizes para o futuro de Boa Vista.
 

“Este plano visa proporcionar melhorias na infraestrutura viária e aprimoramento do transporte público, incluindo o transporte coletivo e os ônibus da nossa cidade. Precisamos incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis, como a bicicleta e rever as regras de circulação de veículos visando aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego”,
 dise Arthur.
 
No Brasil, a Lei Federal nº 12.587/2012 instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, exigindo que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem seus planos de mobilidade. Esses planos são essenciais para acessar recursos federais para investimentos no setor.
 
Comitê gestor - O comitê gestor, formado por um corpo técnico da Prefeitura de Boa Vista, trabalhará na obtenção de dados, identificação de problemas, delegação de responsabilidades e definição de prazos. O plano deve considerar serviços de transporte coletivo, circulação viária, infraestrutura do sistema de mobilidade, acessibilidade, integração de modos de transporte e transporte de cargas.
 
O presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista (Emhur), Sérgio Pillon, destacou a participação popular como um pilar do projeto. Assim como na elaboração do Plano Diretor, a população será consultada por meio de reuniões comunitárias e audiências públicas.

| Sérgio Pillon, presidente da Emhur

 
“Vamos criar uma página no site da Prefeitura para que a população possa conhecer e acompanhar o trabalho que está sendo feito. Queremos envolver efetivamente a população para termos no final um instrumento que reflita a necessidade e o interesse da população na cidade que queremos para o futuro”, pontuou Pillon.
 
Primeira infância - O plano também focará na primeira infância, com medidas específicas para garantir segurança e acesso a espaços públicos para as crianças, além de educação para o trânsito e criação de espaços lúdicos.
 
Informações e fotos: Semuc/Prefeitura

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp