23/03/2024 às 07h17min - Atualizada em 23/03/2024 às 07h17min

Ex-secretário de Denarium, Eduardo Pazuello é investigado no STF por mortes em Manaus na pandemia

O ex-ministro da Saúde e agora deputado federal, Eduardo Pazuello (PL-RJ), passou à condição de investigado no STF (Supremo Tribunal Federal) pelas mortes de 31 pacientes por falta de oxigênio nos hospitais de Manaus na pandemia da Covid-19. A informação foi divulgada pela coluna Radar, da revista Veja nesta sexta-feira, 22.

Antes de ser deputado, Pazuello foi coordenador da Operação Acolhida em Roraima, secretário de Fazenda no primeiro mandato de Antonio Denarium e em seguida foi ministro da Saúde de Jair Bolsonaro, até se candidatar e se eleger deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2022.

A investigação chegou ao STF e está sob relatoria do ministro Gilmar Mendes. O magistrado já atua no inquérito que apura negligência de Pazullo, Bolsonaro e outros membros do governo do ex-presidente durante a pandemia do coronavírus no Brasil.

Conforme apuração do MPF (Ministério Público Federal), 31 pessoas morreram por falta de oxigênio em Manaus nos dias 14 e 15 de janeiro de 2021, quando o sistema de saúde entrou em colapso.

Segundo a AGU (Advocacia Geral da União), o então ministro da Saúde foi comunicado dez dias antes da tragédia do “iminente colapso do sistema de saúde” em Manaus.

Pazuello deixou o cargo em março de 2021, momento em que o país vivia o pior momento da pandemia.
 
 
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp