25/03/2024 às 07h23min - Atualizada em 25/03/2024 às 07h23min

Nuvem de fumaça encobre Boa Vista e qualidade do ar volta a ficar péssima

Fumaça é causada pelos incêndios florestais em municípios próximos da capital e em países como Guiana e Suriname

Fotos: Reynesson Damasceno
Boa Vista ficou encoberta por uma nova "nuvem" de fumaça que se iniciou no início da tarde de domingo (24) e ainda perdura na manhã desta segunda-feira (25), elevando para vermelho o nível do ar na capital.
 
A fumaça vem incêndios florestais que ocorrem em municípios do interior de Roraima, de países próximos ao estado e de queimadas de lixões e de mato em terreno baldio em Boa Vista.
 
Numa escala que vai 0 a 160 µg/m3, Boa Vista chegou a atingir 334.5µg/m3, às 18h36, de acordo com a Plataforma Selva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que monitora em tempo real queimadas e o índice da qualidade do ar na região Amazônica.
 
A nova nuvem cinzenta atingiu diversos pontos da cidade, como os bairros Cauamé, Aeroporto, Centro, Caçari, Paraviana, Canarinho, Centenário, Jardim Primavera, Senador Hélio Campos e Pintolândia.

| Densa nuvem de fumaça toma conta das avenidas de Boa Vista
 
No último dia 12, a cidade já havia registrado a pior qualidade do ar desde o início do ano. Na data, a capital atingiu mais de 125 µg/m3 apenas durante a manhã, já sendo considerada "péssima" para a saúde. Na noite do dia anterior, em 11 de março, Boa Vista já havia atingido 119.5 µg/m3.
 
A fumaça vem dos incêndios florestais que ocorrem as cidades próximas da capital e principalmente da Guiana, país que faz fronteira com Roraima, e do Suriname — embora, o estado tenha muito mais focos que os dois países.
 
Segundo dados do Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Guiana registrou 1.256 focos, enquanto o Suriname teve 369. Roraima, por sua vez, tem 3.973. São 2.348 focos a mais que os dois países juntos.
 

Com informações: G1/RR
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp