25/03/2024 às 10h11min - Atualizada em 25/03/2024 às 10h11min

Arthur reúne Comitê de Emergência por conta das queimadas e anunciará medidas para minimizar danos

Ar de Boa Vista atinge alerta vermelho e é considerado “perigoso”

Arthur reuniu comitê de emergência para avaliar consequência das queimadas e anunciar medidas
O prefeito Arthur Henrique (MDB) reuniu às pressas o Comitê de Emergência na manhã desta segunda-feira (25) para avaliar os danos à população de Boa Vista por conta das queimadas que se acentuaram nas últimas 24 horas, cobrindo a capital roraimense por uma densa nuvem de fumaça.

A coletiva havia sido convocada para o anúncio de um conjunto de obras que a prefeitura vai realizar na cidade, mas o prefeito resolveu dar prioridade às medidas que anunciará logo mais por conta das queimadas.

Em breve comunicado aos jornalistas, Arthur disse que a situação se agravou nas últimas horas deixando a condição do ar absolutamente impróprio, porque a fumaça tomou conta das ruas da cidade, atingindo um nível péssimo para a saúde da população.

Arthur disse que tomará medidas imediatas para minimizar os impactos na vida das pessoas por conta da fumaça que deixou o ar de Boa Vista nocivo, sendo classificado com um dos piores do mundo para ser respirado.

| Fumaça das queimadas sobre a cidade de Boa Vista. Goto. G1/RR

 
Segundo o prefeito algumas medidas preventivas já foram tomadas bem antes desse período de queimadas que acontece todos os anos em Boa Vista. Foi possível conter muitos focos de incêndios na capital através de ações práticas e educativas, mas o alastramento do foco foi inevitável na zona urbana e em municípios do interior, vizinhos de Boa Vista.
 
“A condição do ar piorou exageradamente em Boa Vista nas últimas horas, por conta das queimadas que estão concentradas principalmente nas proximidades de Boa Vista, nos municípios de Cantá e Mucajai. Estou preocupado principalmente com a saúde dos idosos e de nossas crianças, os mais vulneráveis nessas situações, dai resolvi reunir o Comitê de Emergência para agirmos e evitar consequências piores”, disse Arthur.

Dentre as medidas que serão anunciadas ainda nesta segunda-feira, estão a recomendação para uso de máscaras por pessoas mais velhas, conscientizar as pessoas de que não façam atividades físicas ao ar livre, evitar atividades externas nas escolas e aumentar o patrulhamento na área urbana a fim de evitar novos focos de incêndios.

O prefeito disse ainda que houve um registro acentuado de atendimentos a crianças no Hospital Santo Antônio e a idosos nas Unidades Básicas de Saúde nas últimas 24 horas. Por conta dessas ocorrências, a Saúde Pública do município entrou de prontidão para atender todos os casos, principalmente aqueles que afetam pessoas com deficiência respiratória.

A fumaça está vindo de incêndios florestais que ocorrem as cidades próximas da capital e principalmente da Guiana, país que faz fronteira com Roraima, e do Suriname — embora, o estado tenha muito mais focos que os dois países.

Segundo dados do Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Guiana registrou 1.256 focos, enquanto o Suriname teve 369. Roraima, por sua vez, tem 3.973. São 2.348 focos a mais que os dois países juntos.

De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisa espaciais (INPE), dos dez municípios do Brasil com mais focos de calor desde o início deste mês de março, sete são de Roraima. Caracaraí, ao Sul do estado, lidera o ranking, com 299 focos e é seguido de Iracema, com 183, e Cantá, com 170.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp