26/03/2024 às 06h57min - Atualizada em 26/03/2024 às 06h57min

Lewandowski autoriza uso da Força Nacional para expulsar invasores das terras Yanomami em Roraima

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tomou uma importante decisão ao autorizar o envio da Força Nacional para auxiliar na desintrusão de invasores na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima.

Essa medida visa enfrentar a crise humanitária que há décadas afeta a região, causada pelo garimpo ilegal e a degradação ambiental.

Através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 25, ficou estabelecido que os agentes da Força Nacional atuarão durante 180 dias, colocando em prática o plano apresentado pela Casa Civil ao Supremo Tribunal Federal. Essa ação conjunta tem como objetivo combater as invasões e garantir a proteção da Terra Indígena Yanomami.

O emprego da Força Nacional de Segurança Pública será realizado em estreita colaboração com os órgãos de segurança pública do Estado de Roraima e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sob a coordenação operacional da Polícia Federal. Essa parceria estratégica visa garantir uma atuação eficiente e coordenada no combate aos invasores e na preservação do território indígena.

Apesar das operações anteriores de expulsão do garimpo ilegal, infelizmente, a terra voltou a ser tomada pelo crime organizado. Por isso, a decisão do ministro Lewandowski em autorizar o uso da Força Nacional é um passo importante para enfrentar essa situação e proteger os direitos e a integridade dos povos indígenas da região.

Fonte: Ministério da Justiça

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp