26/03/2024 às 12h00min - Atualizada em 26/03/2024 às 12h00min

Ex-rival de Chávez enfrentará Nicolás Maduro após bloqueio de candidatura da oposição

Coalizão de oposição na Venezuela denunciou ter sido impedida de registrar candidatura à Presidência

O governador do estado petrolífero de Zulia, Manuel Rosales (foto acima), enfrentará o presidente Nicolás Maduro nas eleições de 28 de julho, depois de o seu partido de oposição ter registado seu nome no último minuto do prazo, anunciou nesta terça-feira (26) a autoridade eleitoral. Rosales enfrentou o falecido Hugo Chávez nas eleições presidenciais de 2006.

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, destacou que o ex-candidato presidencial foi indicado pelo partido Un Nuevo Tiempo, membro da principal aliança de oposição na Venezuela, que pouco antes informou não ter conseguido acesso ao sistema para registrar outro candidato.
Mais cedo, a Plataforma Unitária havia denunciado, no encerramento do período de registro de candidaturas para as eleições presidenciais, que o CNE impedira o registro, ao negar acesso ao sistema online.

“Informamos à opinião pública nacional e ao mundo que temos trabalhado o dia todo (...), para tentar exercer o nosso direito constitucional de nomear o nosso candidato, mas não foi possível", disse o líder Omar Barboza, em um vídeo divulgado pela coalizão Plataforma Unitária.

— Fizemos todas as tentativas para inserir os dados e o sistema está totalmente fechado — denunciou, mais cedo, Corina Yoris, substituta do principal nome da oposição, María Corina Machado, inabilitada pelo chavismo, em uma coletiva de imprensa, na manhã de segunda-feira. — Tentamos ir pessoalmente ao CNE para entregar a carta solicitando a prorrogação [por mais três dias], mas não conseguimos nem mesmo fisicamente.

As inscrições deveriam ser feitas no site do CNE. “Queremos registrar essa indignação”, acrescentou Barboza, secretário-geral da Plataforma Unitária.
Corina Yoris, filósofa e professora universitária, indicada por María Corina Machado (inabilitada de exercer cargos públicos por 15 anos), foi a candidata escolhida pela Plataforma Unitária.

O processo de candidatura havia sido aberto na última quinta-feira. O presidente do país, Nicolás Maduro, que tenta um terceiro mandato de seis anos consecutivo nas eleições de 28 de julho, registrou sua candidatura sem dificuldades nessa segunda.

“NUNCA nos foi permitido o acesso ao sistema do site. Desde a quinta-feira, 21 de março, às 6h, tentamos sistematicamente acessar o sistema e não foi possível”, publicou a Plataforma Unitária, em mensagem que acompanha o vídeo na rede social X.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp