26/03/2024 às 13h53min - Atualizada em 26/03/2024 às 13h53min

Governo Lula rompe silêncio e critica Venezuela por impedir inscrição de opositora em eleição

Em nota, o Itamaraty afirmou que “o impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial”

Itamaraty quer explicações de Nicolás Maduro sobre veto à candidatura de Corina Yoris.
O Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty, criticou, nesta terça-feira (26/3), o governo da Venezuela por impedir a inscrição de Corina Yoris, candidata da oposição do governo de Nicolás Maduro, nas eleições presidenciais venezuelanas. O Brasil diz acompanhar o processo eleitoral “com expectativa e preocupação”.

 Em nota, o Itamaraty informou que a decisão de barrar a candidatura da indicado pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, “não é compatível com os acordos de Barbados”. “O impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial”, acrescentou.

“O Brasil reitera seu repúdio a quaisquer tipos de sanção, que, além de ilegais, apenas contribuem para isolar a Venezuela e aumentar o sofrimento do seu povo”, reforçou o Itamaraty em nota.

  Além disso, o ministério ressalta que, apesar do caso de Yoris, 11 candidatos ligados a correntes de oposição conseguiram se registrar. Entre eles o atual governador de Zulia, Manuel Rosales, também integrante da Plataforma Unitaria.

O Itamaraty informou que vai cooperar, em conjunto com outros membros da comunidade internacional, para as eleições de 28 de julho.

 Mais cedo, Corina Yoris denunciou que não conseguiu registrar a candidatura no site do Conselho Nacional Eleitoral, órgão responsável pelas eleições na Venezuela. O prazo para formalizar as inscrições terminou às 23h59 dessa segunda (25).

“Tentamos ir pessoalmente ao Conselho Nacional Eleitoral para entregar uma carta solicitando uma prorrogação e nem mesmo fisicamente pudemos fazê-lo”, lamentou Yoris.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp