18/04/2024 às 10h05min - Atualizada em 18/04/2024 às 10h05min
CASA DA CULTURA: Restauração deve ser concluído ainda no primeiro semestre
A restauração foi garantida através de Projeto de Lei do deputado estadual Marcos Jorge, que visitou a obra nesta terça-feira
Prédio da Antiga Casa da Cultura que vai abrigar a Academia Roraimense de Letras. Fotos: Assessoria Parlamentar A restauração da Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, localizada na Av. Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista, deve ser concluída ainda neste primeiro semestre. O deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos), autor da Lei 1867/2023 que garantiu a destinação do imóvel à Academia Roraimense de Letras após sua restauração, visitou a obra nesta terça-feira, 16.
"A tão sonhada restauração da Casa da Cultura está se transformando em realidade. A obra está bem adiantada e o serviço está sendo feito para restaurar tal qual era o modelo original da Casa. Isso é a preservação da nossa memória, a memória do nosso Estado", comemorou o parlamentar.
Estão sendo realizados serviços de restauração na área total de 231,87 m² do imóvel, que contará com dois ambientes externos no jardim e terá acessibilidade em todos os espaços, com investimento de mais de R$ 1.2 milhão pelo do Governo do Estado.
Marco histórico da década de 1940 e antiga residência oficial dos governadores do Estado, a Casa de Cultura foi tombada como patrimônio histórico de Roraima em 1994, mas, passou décadas abandonada, sendo que o projeto de restauração passou por análise de órgãos federais, garantindo a preservação das configurações originais da edificação.
O imóvel foi designado como sede da Academia Roraimense de Letras (ARL), tendo sido doado à instituição por meio da Lei nº 1.867/2023, cujo projeto, de autoria de Marcos Jorge, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
| O deputado Marco Jorge em visita a obra de restauração
"É um dos patrimônios históricos mais importantes de Roraima e, após a restauração será a sede da Academia, contribuindo assim para a preservação da nossa história, da nossa memória e da nossa cultura", destacou o deputado.
Fonte: Assessoria Parlamentar