19/04/2024 às 15h59min - Atualizada em 19/04/2024 às 15h59min
Defesa Civil de Boa Vista intensifica fiscalização nas praias e balneários da capital
Proposta é alertar e conscientizar a população sobre os riscos de afogamentos de banhistas durante esse período de estiagem
Foto: Semuc/Prefeitura A Defesa Civil Municipal intensifica a partir desta sexta-feira (19), as fiscalizações nas praias e balneários de Boa Vista, como forma de alertar a população sobre os riscos de afogamentos de banhistas nesses locais. A ação iniciou pelas praias do Parque do Rio Branco e Orla Taumanam. Ao longo da semana seguirá para os demais balneários espalhados pela cidade.
De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), Felipe Menezes, nesse período forte de estiagem surgiram diversas praias e até bancos de areia que se formaram pelo Rio Branco e que aparentemente são rasos, mas podem apresentar sérios riscos. Ele destaca que essa ação já ocorre todos os finais de semana, onde a Defesa Civil atua de forma preventiva orientando os banhistas e fiscalizando.
“Decidimos ampliar e intensificar esse trabalho em praias e balneários da cidade. Ainda mais agora com o início das chuvas, quando os canais e bancos de areias começam a se modificar, dando a falsa percepção desses locais estarem rasos, mas se tornam profundos. Nosso Rio Branco é lindo, mas muito perigoso, tendo em vista que é arenoso e escuro. Por isso é preciso sensibilizar a população para que reforcem a atenção nesses locais”, disse o secretário.
Segundo o diretor da Defesa Civil Municipal, Jander Cleyton de Medeiros, os trabalhos das equipes serão intensificados nas praias do Parque do Rio Branco, praias da Orla, Caçari, Curupira e Polar, de sexta a domingo e também nos feriados, das 8h às 18h.
A ação conta com tenda do órgão, apoio de quadriciclo, embarcação e drone para aumentar o alcance da fiscalização. Além disso, estão sendo instaladas 30 placas de alerta nesses espaços, como forma de orientar os banhistas. E quem precisa acionar a Defesa Civil, deve entrar em contato com a Central 156.
“Orientamos a população para evitar atravessar o rio nesses locais durante o período forte de estiagem. Aos pais e responsáveis que levam as crianças para se refrescar, reforçamos que nunca deixem elas entrarem na água sem a presença de um adulto. Como também, evitar entrar na água ao ingerir bebida alcoólica em excesso”, afirmou o diretor.
Informações: Semuc/Prefeitura