25/04/2024 às 12h58min - Atualizada em 25/04/2024 às 12h58min

Garimpeiros presos em garimpo ilegal na TI Yanomami em Roraima são entregues à Polícia Federal

Foto: Comando Militar da Amazônia (CMA)
As Forças Armadas prestaram apoio aéreo para o transporte de 11 garimpeiros que foram detidos por indígenas na Terra Indígena Yanomami (TIY).

A ação foi realizada no âmbito da Operação Catrimani II, com o apoio da aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportou os suspeitos até a Base Aérea de Boa Vista, de onde foram levados até a sede da Polícia Federal por agentes da Força Nacional.

Os garimpeiros foram rendidos em uma área conhecida como "Malária", na região de Homoxi, e ficaram sob escolta da Força Nacional até a chegada do apoio aéreo, visto que os locais para pouso alternativo são afastados, o que requer atenção redobrada ao planejamento e à condução do voo, principalmente por conta da instabilidade da meteorologia.

| Garimpeiros presos na terra Yanomami foram trazidos para Boa Vista. Foto: CMA
 
Desde o fim de fevereiro, quando foi iniciado o trabalho conjunto de 18 órgãos e instituições do Governo Federal sob a coordenação da Casa de Governo de Roraima, foram feitas 442 operações de combate ao garimpo.

Somente nos últimos dois meses, foram destruídos 75 acampamentos de garimpeiros, 263 motores usados nos garimpos, 57 geradores de energia, 17 balsas, 45 mil litros de óleo diesel e 15 toneladas de cassiterita. Também foram apreendidos 115 kg de mercúrio e 28 antenas de internet; todos itens utilizados nos garimpos.

COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II - A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas no emprego, temporário e episódico, de meios na TIY em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que determinou o emprego de meios das Forças Armadas em apoio às ações governamentais na Terra Indígena Yanomami.
 
Fonte: CMA
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp