Venezuela responde com “patrulhas aéreas” ao sobrevoo de aviões dos EUA na Guiana
11/05/2024 06h42 - Atualizado em 11/05/2024 às 06h42
Caças Sukhoi da Venezuela sebrevoaram a região do Essequibgo em respostas aos exercícios dos Estados Unidos.
O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López , informou esta sexta-feira (10) sobre o envio de “patrulhas aéreas” depois de os Estados Unidos anunciarem o sobrevoo de aviões da Marinha em Georgetown , capital da Guiana.
Durante um evento militar pelos 214 anos do Ministério da Defesa realizado em Fuerte Tiuna, Caracas, transmitido pelo canal estatal VTV, Padrino López garantiu que em “questão de uma hora” houve um “desdobramento organizado” de aeronaves Sukhoi 30MK2 , F-16 e K-8 para defender o espaço aéreo.
Esta quinta-feira, o ministro descreveu o sobrevoo dos aviões norte-americanos como “repetidas provocações” do Comando Sul dos Estados Unidos , “patrocinadas pelo governo da Guiana , que assumiu o papel de uma nova colónia norte-americana”.
Padrino López informou que o Sistema Integrado de Defesa Aeroespacial “permanece ativado em caso de qualquer tentativa de violação do espaço geográfico venezuelano”, incluindo o disputado território de Essequibo, que, reiterou, pertence à Venezuela.
Com informações da EFE