29/06/2024 às 08h23min - Atualizada em 29/06/2024 às 08h23min

CONFIDENCIAL | Enquanto Arthur mostra força na Cultura, Denarium não consegue realizar uma festinha de São João. por Expedito Perônnico

No jogo da Cultura o prefeito de Boa Vista dá de levada no governador do Estado. Arthur Henrique marcou o primeiro ‘golaço’ deste ano ao concluir com louvor, no início deste mês, a 24ª edição do Boa Vista Junina festa que se consolida a cada ano como o maior São João do Norte do Brasil.

Antonio Denarium por sua vez não consegue realizar uma festinha de São João e de tão confuso que é o governo dele, o Arraial do Parque Anauá, tradicional manifestação cultural tão celebrada em governos passados, definha, contabiliza decepções e zombarias.

Inicialmente estava programada para ser realizado entre 24 e 29 deste mês, depois por questões estruturais e desorganização, o Arraial passou para os dias 15 a 20 de julho, mas a data mudou de novo:  provavelmente será realizado entre os dias 22 e 27 de julho. Ou seja, festa de época, pelas tradições do Brasil, a festa de São João do Governo de Roraima virou a “festa fora de época”.

Enquanto Denarium extenua-se em sua absoluta magreza cultural, por outro lado, o prefeito da capital mostra-se vigoroso, conduzino a cultura da capita ao seu mais elevado patamar.

Como foi relatado no início do texto a população local encantou-se pelo Boa Vista Junina, pela organização e inovações da edição deste ano, pela maior paçoca do mundo, que bateu novo recorde e a prova do sucesso é que 400 mil pessoas passaram por lá nos 8 dias de festa. Um evento notório, sem dúvidas.

Mas como tudo na gestão do município precede de planejamento, as atividades culturais seguem um curso normal, como se fosse uma nave no piloto automático, porque nada é feito no improviso. Tudo é tecnicamente esboçado e programado com antecedência, obedecendo todas as fases da gestão moderna: planeja, dirige e executa, investindo o recurso do povo com a devida dose de responsabilidade e dentro das possibilidades.

Investir em cultura é hábito na Prefeitura de Boa Vista. Foi assim nos mandatos de Teresa Surita e teve prosseguimento na gestão de Arthur Henrique, como parte de um calendário absolutamente definido dentro da estrutura administrativa anual.

Porque a cultura em Boa Vista não é tratada como festinha para divertir alguém, além de ser um direito previsto constitucionalmente, é inegável que a cultura em Boa Vista cumpre uma função social essencial para construção de sociedades mais justas, felizes e saudáveis, sendo uma ponte para a promoção da cidadania.
 
E como comparar Município e Estado nos seus investimentos em Cultura é a ideia deste texto, os dois lados se distanciam, se opõem. No Estado de Denarium, a cultura vive um contexto de incertezas e sem muito produzir, apesar do orçamento montanhoso. Na Prefeitura de Artur, a cultura experimenta sucesso em escalas, ano após ano. E neste ao de 2024 o coroamento dos eventos estão garantidos tanto pela forma como são tratados como por suas atrações anunciadas.

Começando pelo Boa Vista Junina que se consagrou em sua 24ª Edição, a Prefeitura brindou o povo de Roraima com figuras ilustres da MPB como Geraldo Azevedo e Elba Ramalho, apostou na apoteose da roraimense Marília Tavares e tudo foi completado com a participação de artistas locais. Um sucesso!

Ai, de repente, ‘bummmm!’. Sem anúncios de vésperas, tornando a surpresa ainda mais deleitosa, o prefeito Arthur Henrique avisa ao povo de Roraima que em Boa Vista terá Mormaço Cultural – entre os 30 de agosto e 8 de setembro – e para tal evento haverá uma constelação de atrações nacionais e locais.

Em capítulos, nesta sexta-feira (28), Arthur foi revelando em pequenos filmetes bem divertidos no seu Instagram, nossos ilustres participantes para a edição deste ano, entre os locais e os nacionais. Serão dezenas de artistas, todos renomados em seus universos, aqui, no nosso lavrado setentrional ou na extensão intercontinental do nosso Brasil.

A lista vai do consagrado Nando Reis a Joelma (Calypso). De Ludmila a Marcelo Falcão, de Roberta Miranda a AnaVitória e passa por Eliakim Rufino, Zeca Preto, Neuber Uchôa, Leka Denz e tantos outros, muitos, dezenas. Ah, antes do Mormaço, Boa Vista ainda será brindada com as ilustres presenças do Padre Fábio de Melo e Tony Garrido (Cidade Negra), na celebração dos seus 134 anos, no próximo dia 9 de julho, no complexo esportivo Ayrton Senna, bem no centro da cidade.

Então enquanto Boa Vista recolhe as glórias por seu protagonismo na realização de eventos culturais, o prefeito Arthur se consolida por entender que a cultura é essencial para uma sociedade saudável. Ela ajuda as pessoas a se conectar, a aprender e a crescer juntas, além de promover a diversidade, a tolerância e a compreensão mútua. A valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar de uma sociedade.  

 
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp