O Torneio Municipal de Robótica é uma competição emocionante que incentiva a exploração do universo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática de forma criativa e divertida. A 7a edição ocorreu neste sábado, 29, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) e contou com a participação de 117 alunos.
Ao todo, 56 equipes participaram da competição, dividida em duas arenas simultâneas. De acordo com o secretário de Tecnologia e Inclusão Digital, Darik Arenhart, além da democratização digital, as aulas estão voltadas para ajudar as crianças no desenvolvimento interpessoal, principalmente no trabalho em grupo.
“É o trabalho em equipe. Desde o início do curso essas crianças vão tendo desafios com os robôs para trabalharem em grupo. Aqui, os alunos aprendem a se comunicar e trabalhar em parceria. Durante as aulas, descobrem que errar faz parte do crescimento e que o importante é tentar quantas vezes forem necessárias até conseguir”, disse.
Durante o torneio, os alunos completaram seis missões com os robôs, dentro do tempo estabelecido. Murilo Sales, 12 anos, garantiu o 1o lugar na competição com o parceiro de equipe, Rodrigo Ariel, 13 anos. “Eu tinha certeza que a gente ganharia e estou muito feliz. A gente se empenhou muito durante as aulas”, disse Murilo.
Todos os alunos que participaram do torneio receberam medalha de premiação e os três primeiros lugares conquistaram troféus. Orgulhosas, as famílias dos alunos estavam na plateia assistindo a competição. Márcio Sales, pai do 1º colocado no torneio, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Boa Vista ao oferecer o curso de robótica.
“É um curso tão importante, pois desperta em cada um dos alunos, a dinâmica do trabalho em equipe. A prefeitura disponibilizando essa oportunidade faz com que as nossas crianças possam estar incluídas no futuro. E claro, estou muito orgulhoso do meu filho, por ele ter conquistado o primeiro lugar”, destacou.
Curso de Robótica
O torneio marca o encerramento do Curso de Robótica Educacional, ofertado no CCTI desde 2016. Ao longo dos últimos anos, mais de mil alunos, com idade entre 9 e 14 anos, participaram da formação. Atualmente, 23 alunos integram a equipe “I Robot”, grupo de elite do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante o curso, as crianças aprendem raciocínio lógico, estratégias, matemática e programação. Os alunos conhecem o kit LEGO EV3 da Mindstorms, incluindo todos os sensores. Cada equipe construiu um robô educacional para resolver missões no tapete e aprenderem sobre programação de blocos.