Oposição a Maduro leva multidão às ruas em ato final de campanha
“Vamos vencer!”, disse Maria Corina Machado. “Falta pouco para começar a reconstrução institucional”, afirmou o candidato Edmundo González
26/07/2024 10h17 - Atualizado em 26/07/2024 às 10h17
Edmundo Gonzalez e Corina Machado encerraram no comício de campanha na capital, Caracas. Foto: APF
Capitaneada pela deputada cassada Maria Corina Machado e unida em torno da candidatura de Edmundo González, a oposição ao ditador Nicolás Maduro na Venezuela levou uma multidão às ruas do bairro Las Mercedes, em Caracas, na noite de quinta-feira, 25, em seu último ato de campanha antes da suposta eleição de domingo, 28.
“Queremos dizer a todos os venezuelanos e a todo o mundo que estamos prontos para votar, para vencer… Vamos vencer! Vamos vencer!”, disse Corina ao microfone, ao lado de González, do alto de um carro de som.
“Todos sabemos o que devemos fazer neste dia. E daqui quero prestar uma homenagem a esses homens e mulheres, a esses jovens, a esses venezuelanos que se prepararam, se organizaram e já estão alocados em todas as seções e mesas de votação. A nossas testemunhas, a nossos mesários, a nossos capitães, monitores, operadores, mobilizadores, a nossos comandantes… Vocês são os heróis, os heróis deste processo. E nós, venezuelanos, confiamos em vocês e vamos acompanhá-los”, completou ela, estimulando a fiscalização do processo eleitoral, já maculado pelos impedimentos de sua candidatura e de sua primeira indicada como substituta, Corina Yoris.
“Falta pouco para começar a reconstrução institucional”, acrescentou Edmundo González, defendendo a “mudança para um governo de inclusão de todos”.
“Você vê, você sente, Edmundo presidente”, cantavam em coro os potenciais eleitores, brandindo bandeiras do país e assim cobrindo o bairro com as cores amarela, azul e vermelha.
“Liberdade para todos os presos políticos”
Uma faixa com 130 de rostos de cidadãos perseguidos pela ditadura de Maduro pedia “Liberdade para todos os presos políticos”. Um conjunto de cartazes, cada um com uma letra, dizia “Por eles, voto no dia 28”.
Depois do ato, Maria Corina Machado escreveu no X, antigo Twitter:
“Que noite, Caracas!!
Hoje encerramos uma campanha admirável que nos levará à vitória neste domingo com Edmundo.
Todos dedicando o 28 de julho à Venezuela, desde cedo e depois em vigília… até o fim!
Para votar, contar, cuidar, arrecadar e CELEBRAR!”