08/04/2023 às 09h43min - Atualizada em 08/04/2023 às 09h43min

Vigilância Sanitária de Boa Vista alerta e orienta a população para os cuidados na hora de comprar peixe

O pescado é o principal alimento consumido nesse período do ano

Expedito Peronico
Prefeitura de Boa Vista


No período da Semana Santa o consumo de pescados aumenta, o que requer atenção dos consumidores nas feiras e mercados. A Vigilância Sanitária de Boa Vista alerta e orienta a população para os cuidados na hora de comprar o peixe, principal item da alimentação nesta Sexta-Feira Santa.

De acordo com o diretor do departamento de Vigilância Sanitária do município, João Neto de Sousa da Silva, na hora das compras, é importante verificar as condições gerais de higiene do local e do produto.

“As opções de peixes são variadas, tanto de água doce quanto de água salgada, e, por serem altamente perecíveis, é preciso prestar atenção para saber se a qualidade do pescado está adequada ao consumo”, disse ele.

No caso do peixe fresco, o produto deve ser mantido refrigerado, coberto com gelo, com a superfície do corpo limpa, com brilho metálico, sem pigmentos estranhos, os olhos brilhantes e salientes, as guelras podem variar de róseas a vermelhas e precisam estar úmidas e sem limosidades. A musculatura também deve estar firme e elástica e o odor deve ser próprio da espécie.

João orienta a população quanto ao pescado congelado. “O consumidor deve observar se o pescado se apresenta exposto em balcões frigoríficos/freezers limpos, higienizados e organizados por produtos, com demonstração da temperatura de congelamento do equipamento, se há presença de poças de água ou produtos molhados no interior dos balcões de refrigeração, que são indicativos de que o equipamento pode ter sido desligado”, explicou.

O diretor da Vigilância Sanitária também ressaltou que os produtos devem apresentar informações obrigatórias de rotulagem como: denominação de venda, tipo do pescado, ingredientes, identificação da origem/fabricante, peso líquido, data de embalagem, lote e prazo de validade, forma de conservação e informação nutricional. As embalagens devem trazer ainda os selos do serviço de inspeção federal (SIF) ou estadual (SIE).

O consumidor também precisa ficar atento ao pescado seco e salgado. Na hora das compras, verificar se está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. O produto deve estar livre de sinais de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas na superfície, limosidade, amolecimento ou odor desagradável.

“Com esses cuidados, será possível manter a tradição do consumo de peixe na Semana Santa de forma saudável e segura”, reforçou João. 


Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp