A estrutura começou a ruir na semana passada após aquele grande temporal. Hoje desabou.
A chaminé de equilíbrio da linha de recalque de esgoto da CAER, que há anos estava instalada na avenida Getúlio Vargas, bem em frente à sede da Cidade da Polícia Civil, desabou na tarde desta segunda-feira.
O dispositivo foi rompido por sobrecarga de pressão e por falta de manutenção. A estrutura funciona há mais de uma década e foi instalada ainda na primeira gestão do governador Ottomar Pinto.
A torre que atuava como um “suspiro” do esgoto do Igarapé Mirandinha, havia sofrido uma fissura na última quinta-feira (5), após um temporal, e acabou rompendo. Equipes da Caer estiveram no local para realizar a limpeza da rua, enquanto a diretoria prestava esclarecimentos. De acordo com a diretora da companhia, Elisângela Rodrigues, a situação já foi contornada.
“Com aquele temporal [da última quinta-feira] houve uma fissura nessa tubulação que é de fibra de vidro. Nós consertamos e com a pressão dos dejetos que passam nessa rede, houve um rompimento justamente na emenda que fizemos, o que ocasionou o tombamento da estrutura", disse Elisângeja.